Pela terceira vez consecutiva, a representante da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Lorena Leones, sagrou-se campeã da etapa final dos Jogos Universitários Brasileiros. Invicta na competição, a atleta levou a melhor sobre a adversária de Pernambuco, por 3 a 1.
Com apenas 23 anos, a estudante do 8° período de Odontologia da UEA já coleciona vários títulos no e-Sports (Clash Royale), entre eles campeã universitária da etapa final dos JUBs no período de 2021 a 2023 e medalha de ouro no JUBs e-Sports, uma competição voltada apenas para esportes eletrônicos, nos anos 2021 e 2022. No agregado, a atleta pode ser considerada pentacampeã do esporte.
Para Lorena, a conquista é motivo de orgulho. “A final foi contra a representante de Pernambuco e que integra a seleção brasileira da modalidade, então estou muito feliz e orgulhosa do meu desempenho”, destacou.
Usando o nickname Appledog, a atleta venceu adversárias dos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Piauí e Mato Grosso do Sul, ate chegar à final, contra Pernambuco, que foi vencida por 3 a 1.
Bronze
No e-Sports (futebol eletrônico), a atleta da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Alenice Diniz, também deixou sua marca na competição, garantindo o bronze para a delegação. A medalha de bronze veio após disputa contra a adversária do Amapá, por um placar de 8 a 2.
Para Alenice, a sensação de estar nos JUBS é uma das melhores. “É a minha primeira participação na competição e estou muito feliz por conseguir um lugar no pódio. Ano que vem vou me preparar ainda mais para buscar o ouro da modalidade”, ressaltou.
Vale ouro
O vôlei da Universidade Nilton Lins (Uninilton Lins) joga neste sábado (14) pelo mais alto lugar do pódio na competição. Pela manhã, às 11h, as amazonenses enfrentam o time de Pernambuco. Já o masculino joga às 15h30, contra a equipe do Espírito Santo.
Outros resultados
O handebol feminino da Ufam acabou tropeçando na semifinal contra o time do Rio Grande do Sul e disputa o bronze neste sábado (14), às 9h, contra a equipe do Rio Grande do Norte.
Mais uma vitória para o time masculino da Uninilton Lins, dessa vez sobre a equipe de Goiás, por 34 a 27. Com o resultado, os amazonenses encerraram a participação na competição com a quinta colocação geral, garantindo seu espaço na elite da modalidade pelos JUBs. Todos os horários estão de acordo com o fuso horário de Brasília.
A competição
Mais de cinco mil atletas irão participar da 71ª edição dos JUBs, representando as 27 federações universitárias do país. Além dos competidores, técnicos, dirigentes, árbitros, staffs, voluntários e comitê organizador também fazem parte desta, que é maior competição universitária da América Latina. Serão disputadas 21 modalidades, ao longo de 14 dias de competição.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud)