A Câmara de Vereadores de Humaitá realiza, nesta quarta-feira, 14, uma sessão especial em homenagem a importantes personalidades do Estado do Amazonas. A cerimônia acontece a partir das 19h no Centro de Eventos Cremonez e faz parte das celebrações dos 156 anos de Emancipação Político-Administrativa do município.
Durante o evento, será entregue a Comenda Comendador José Francisco Monteiro a autoridades que têm se destacado por suas contribuições ao desenvolvimento de Humaitá e da região Sul do Amazonas. Receberão a honraria:
Mauro Luiz Campbell Marques
Ministro do Superior Tribunal de Justiça e Corregedor Nacional de Justiça. Nascido em Manaus aos nove dias de outubro de 1963, é um magistrado, atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Corregedor Nacional de Justiça.
Carreira
Mauro Campbell formou-se em direito pelo Centro Universitário Metodista Bennett (Unibennett) em 1985. Iniciou a carreira como advogado no Rio de Janeiro (1985–1986), assumindo, em seguida, os cargos de assessor jurídico da Companhia Energética do Amazonas (1986–1987) e assessor de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios amazonense (1987).
Em 1987, tornou-se promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, entidade da qual foi secretário-geral de 1989 a 1991. Atuou também junto ao governo do Estado do Amazonas como secretário estadual da Justiça (1991–1993), da segurança pública (1993–1995) e da controladoria-geral do Estado (2004).
Promovido a procurador de Justiça em 1999, foi por três vezes eleito procurador-geral de Justiça, desempenhando integralmente os mandatos nos biênios 1999–2001 e 2001–2003, e parcialmente no biênio 2007–2009, renunciando em junho de 2008 devido à sua nomeação para o cargo de ministro do STJ, em vaga destinada a membro do Ministério Público
Desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes
Presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas. O desembargador nasceu em Manaus, tem 62 anos de idade, graduou-se em direito pela Universidade Federal do Amazonas UFAM e tem especialização em Direito do Estado pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Ingressou na magistratura em 1986 atuou como juiz nas comarcas de Humaitá e Itacoatiara na Capital em varas da Fazenda Pública Municipal da dívida ativa Municipal e vara cível e de acidentes de trabalho.
Jomar também atuou como Juiz corregedor Auxiliar e como Juiz Auxiliar da presidência e da vice-presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas e Juiz Eleitoral e atuou como coordenador da propaganda eleitoral também presidiu a primeira e a terceira turma recursal dos juizados especiais do Amazonas. Atuou como coordenador de cursos da Escola Superior da magistratura do Amazonas. Em 2016 foi promovido a Desembargador pelo critério de antiguidade e é o atual presidente do TJAM.
TÍTULO DE CIDADÃO HUMAITAENSE
Deputado Federal Silas Câmara
O parlamentar amazonense, nasceu em Rio Branco, no Acre em dezembro de 1962. É um pastor evangélico da igreja Assembleia de Deus, empresário e político brasileiro com carreira política no Amazonas. Deputado federal há seis mandatos consecutivos desde 1999, em 2014 foi eleito pelo PSD mas, em 2016, filiou-se ao PRB.
Já foi filiado ao PMDB, ao extinto PL, ao antigo PFL (hoje DEM), ao PTB, ao também extinto PAN e ao PSC. Atualmente o parlamentar está no Republicanos.
Delegado Paulo Mavignier Nogueira
Diretor do Departamento de Polícia do Interior da Polícia Civil do Amazonas. Paulo Mavignier Nogueira tem 43 anos, é natural de Manaus. Formou-se em Direito pela Universidade Nilton Lins em 2004, e exerceu a função de advogado no período de 2005 a 2011. Foi delegado da Polícia Civil do Pará e atuou na cidade de Altamira entre os anos de 2011 a 2014.
Ainda em 2014, ingressou na Polícia Civil do Amazonas. A sua primeira lotação foi na delegacia de Iranduba onde ficou de 2014 a 2016. Nesse município foram deflagradas várias operações policiais que resultaram na prisão de diversos líderes do narcotráfico, apreensão de armas de fogo e drogas causando redução drástica nos homicídios e roubos na localidade.
A autoridade policial ganhou destaque à frente de diversas operações que ganharam repercussão nacional, entre elas a prisão do mandante da morte da líder comunitária Dora Priante e a prisão de Renato Fragata, conhecido como “Bruxo de Iranduba”.
A segunda lotação foi no Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), onde permaneceu por seis anos, sendo o delegado com os maiores índices de apreensões de drogas da história da Segurança Pública, alcançando a marca de 23 toneladas, o que causou prejuízo estimado em R$ 1 bilhão ao crime organizado.
Durante a cerimônia, também será realizada a entrega simbólica do título de Cidadão Humaitaense a Rafael Almeida Brito, concedido anteriormente em dezembro de 2014.
Wilson Miranda Lima
Governador do Estado do Amazonas, nascido em Santarém no Pará em junho de 1976. Jornalista, político, presidente do União Brasil. Tornou-se conhecido ao apresentar o programa Alô Amazonas, da TV A Crítica. Nas eleições de 2022, Wilson foi reeleito governador do Amazonas, sendo o candidato mais votado na história do estado, com 1.039.192 votos, quebrando o próprio recorde de votos do ano de 2018.
O presidente da Câmara, vereador Manuel Domingos, destacou a importância do reconhecimento:
“Esta sessão é um momento de gratidão e valorização daqueles que contribuem de forma significativa para o progresso de nossa cidade e do Sul do Amazonas. É uma justa homenagem a quem trabalha por nossa gente.”
A solenidade promete ser marcada por emoção, reconhecimento e reafirmação do compromisso com o desenvolvimento de Humaitá.
*Com informações noticiasdaamazonia