Os Jogos Estudantis Brasileiros (JEB’s) têm sido palco de intensas competições e momentos emocionantes, à medida que jovens talentos de todo o Brasil se reúnem para celebrar o espírito esportivo e os valores do esporte. Com 41 anos de história, os JEB’s continuam a incentivar à prática esportiva nas escolas do Brasil, inspirando gerações de atletas jovens a se destacarem em várias modalidades esportivas.
Destaque para o desempenho notável da equipe do Amazonas na modalidade de vôlei de praia masculino em Brasília . Os jovens talentos Davi Juan e Nilton Alertse, representando a Escola Nilton Lins, conquistaram uma vitória crucial nesta segunda-feira (30), que os impulsionou para a série Ouro dos JEB’s.
Nos jogos anteriores, a dupla Amazonense enfrentou Distrito Federal (2 sets a 0); Sergipe (2 sets a 0) Pernambuco (2 sets a 0) e Ceará (2 sets a 0), se classificando para a semifinal da série ouro. A equipe segue como um dos favoritos na modalidade. Com um desempenho brilhante até o momento, a expectativa é alta para que Davi Juan e Nilton Alertse continuem representando seu estado com destaque.
Neste ano, os JEB’s contam com mais de 18 modalidades esportivas, entre elas estão atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez, com disputas acirradas por medalhas.
Em 2021, as competições dos JEB’sforam retomadas graças à iniciativa da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Desde então, esses jogos se tornaram uma plataforma fundamental para inspirar o talento esportivo emergente e disseminar os valores do esporte entre os jovens de todo o país.
A delegação do Amazonas, que participa dos JEB’s, foi inscrita pela Federação Amazonense de Desporto Escolar (FADE), que chancelou o resultado dos Jogos Escolares Amazonenses (JEAs) de 2023, demonstrando a parceria sólida entre as entidades esportivas regionais e nacionais, ela é composta por 235 integrantes, incluindo atletas e equipe de apoio, que tiveram suas passagens aéreas, hospedagem e alimentação custeadas pela CBDE, graças ao apoio do Ministério do Esporte. Esse investimento representa o compromisso do governo em fomentar o esporte entre os jovens e dar a eles a oportunidade de competir em alto nível.
Com informações da Assessoria de Comunicação