Menu

Droga 500 vezes mais potente e mais mortal que heroína é apreendida no Brasil

Compartilhe

Uma nova droga que é 500 vezes mais potente que a heroína chegou ao Brasil e já circula no estado de São Paulo. A substância é nitazeno, um tipo de opioide sintética que vicia rapidamente e pode colapsar o organismo causando mortes muito mais rápido do que drogas de grande potência como a heroína e o crack.

“Os nitazenos são substâncias que foram sintetizadas com o objetivo de servirem como medicamentos, mas nunca foram usados para esse propósito, justamente pelo fato de ter sido constatado antecipadamente seu alto potencial de causar dependência e morte. Nitazenos são opioides cerca de 500 vezes mais potentes que a heroína”, diz Maurício Yonamine, professor de toxicologia da faculdade de ciências farmacêuticas da USP.

As autoridades brasileiras estão preocupadas, sobretudo porque nas últimas apreensões de drogas feitas em São Paulo, foi constatado que mais de 70%  do material recolhido continha o nitazeno.

O perigo se torna ainda maior porque essa substância estava misturada a outras drogas sintéticas como canabinóides. Segundo pesquisadores, os efeitos para quem usa podem ser devastadores.

Vale destacar que recentemente a polícia de São Paulo também já tinha detectado a circulação de Fentanil, outra potente droga amplamente disseminada nos EUA e que é responsável por várias mortes.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress SiteLock