Menu

Dixie Fire: Bombeiros combatem incêndio histórico na Califórnia

Compartilhe

Os bombeiros continuam a combater um incêndio no norte da Califórnia que se tornou o segundo maior da história do estado.

O Fogo de Dixie já destruiu quase toda a histórica cidade de Greenville e as autoridades alertam que pode levar semanas para conter.

Atualmente, há 11 grandes incêndios florestais em chamas no estado.

Equipes de resgate estão se preparando para temperaturas mais altas de 38C (100F) nos próximos dias.

O Fogo de Dixie começou em 13 de julho e, desde então, devastou mais de 198.000 hectares. Apenas 21% das chamas estão contidas, de acordo com as autoridades.

É o segundo em tamanho apenas para o incêndio do Complexo de Agosto do ano passado, que queimou mais de 1m acres, e atualmente é cerca de 2,5 vezes o tamanho da cidade de Nova York.

Quatro pessoas estão desaparecidas e milhares foram evacuadas, algumas delas agora residentes em tendas. Cerca de 39% do condado de Pumas está sob ordem de evacuação.

Jack Romero usa seu laptop enquanto está sentado com seu cão Rascal em um centro de evacuação
legenda de imagemMilhares de pessoas foram evacuadas.

“Estamos vendo atividades de fogo que nem os bombeiros veteranos viram em sua carreira”, disse Edwin Zuniga, porta-voz da Cal Fire, ao Washington Post.

“Então, estamos em território realmente desconhecido”, disse ele.

Mais de 5.000 bombeiros estão enfrentando o Incêndio dixie.

Uma imagem de satélite dos incêndios

Depois de devastar Greenville na última quarta-feira, o fogo agora ameaça a pequena cidade de Crescent Mills, a cinco quilômetros a sudeste de Greenville.

As autoridades alertaram que os baixos níveis de umidade tornaram a área vulnerável a incêndios de rápida propagação.

Um oficial dos bombeiros da Califórnia disse que as árvores vivas na área agora contêm menos umidade do que uma tábua de madeira comprada em uma madeireira.

“É tão seco, então não é preciso muito para qualquer tipo de brasa, faíscas ou pequena frente flamejante para fazer isso funcionar”, disse o chefe da seção de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia, Mark Brunton.

De acordo com o Centro Nacional de Bombeiros Interagências, há incêndios florestais em 15 estados do país. Há cerca de 107 grandes incêndios que queimaram mais de dois milhões de acres.

Ele alertou para um “alto potencial de atividade severa de incêndios florestais em todo o oeste dos Estados Unidos durante o resto do verão e no outono”.

No sábado, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que “precisamos reconhecer apenas que estes são incêndios induzidos pelo clima”.

As mudanças climáticas aumentam o risco do tempo quente e seco que provavelmente alimentará incêndios florestais.

O mundo já aqueceu cerca de 1,2C desde o início da era industrial e as temperaturas continuarão subindo a menos que governos em todo o mundo façam cortes acentuados nas emissões.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress