Menu

Dezembro Vermelho: SPA e Policlínica José Lins intensifica ações de testagem para HIV/AIDS

Compartilhe

A unidade destaca que o Centro de Testagem e Aconselhamento realizou mais de 2.500 testes rápidos para IST, em 2022

Em alusão à campanha Dezembro Vermelho, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Policlínica Dr. José Lins, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quarta-feira (07/12), uma ação para alertar sobre a importância do diagnóstico, prevenção e tratamento de HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

As equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da unidade intensificaram a realização de testes rápidos para identificação de HIV, sífilis e hepatites virais (B e C), que são disponibilizados gratuitamente para a população. Além disso, pacientes e acompanhantes receberam material informativo e orientações sobre as ISTs, a luta contra o preconceito e estigma relacionados à Aids.

A diretora da unidade, Rosana Silva, destacou que a campanha visa reforçar a necessidade da prevenção da infecção e do combate ao vírus, além de salientar o trabalho realizado no CTA para a testagem e diagnóstico precoce.

“O CTA é uma ferramenta fundamental para as pessoas que convivem com HIV, sífilis e hepatite viral, pois muitas das vezes, são portadoras do vírus, mas não sabem por não apresentarem os sintomas. Atuamos no diagnóstico e encaminhamos o paciente para o centro de referência, onde será iniciado o tratamento para garantir a qualidade de vida do paciente”, disse a diretora.

Centro de Testagem

FOTOS: Divulgação SES-AM

O centro de testagem da policlínica oferece os serviços de aconselhamento com psicólogo, assistente social, enfermagem e orientação para o acompanhamento na rede de saúde para os casos positivos, com intuito de fortalecer a importância do diagnóstico precoce, acesso e adesão ao tratamento. Durante o ano de 2022, o local realizou ao total 2.735 testes para ISTs, dos quais apenas 82 testaram positivo.

Os testes podem ser feitos por pessoas acima de 18 anos e menores de idade acompanhados dos pais ou responsáveis, sendo necessário levar o cartão do SUS e um documento de identificação. Também são realizados aconselhamentos pré e pós-teste, uma conversa com os profissionais antes e depois da realização dos exames para acompanhamento e orientação dos casos.

Outras unidades

Além da Policlínica Gilberto Mestrinho, a rede estadual de saúde oferta os testes na Policlínica Antônio Aleixo, na zona leste; na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), na Cachoeirinha, zona sul; no CTA do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na Compensa, zona oeste; e na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), zona centro-oeste.

Na atenção básica, os testes são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e interior.

FOTOS: Divulgação SES-AM

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress