Menu

DESESPERO: Ex-prefeito de Humaitá declarado inelegível, pode ser punido a qualquer momento pelo TRE por campanha indevida, filiação partidária e fake News; entenda

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Tudo isso com o objeto de reunir aliados que possam ajudá-lo a voltar à prefeitura.

AMAZONAS — O ex-prefeito do município de Humaitá, Herivâneo Seixas, não está medindo esforços para tentar voltar a prefeitura municipal de Humaitá. Nas últimas semanas, Herivâneo usa a ingenuidade do povo mais distante e carente do município para tentar se promover e arrecadar votos, antes do tempo, para sua suposta campanha de 2024, que não acontecerá.

O mesmo pública em suas redes sociais trabalho antigos como se fossem atuais, realiza visitas em comunidade ribeirinhas, faz reunião com lideranças. Tudo isso com o objeto de reunir aliados que possam ajudá-lo a voltar à prefeitura.

Porém, Herivâneo já foi declarado inelegível pelo MPE (Ministério Público Eleitoral), por 8 anos. Mesmo tentando recorrer, o mesmo não obteu sucesso e a justiça manteve sua ineligibilidade.

A condenação foi proferida no âmbito de uma ação de investigação judicial eleitoral apresentada pelo MPE (Ministério Público Eleitoral). O órgão acusou o ex-prefeito Herivâneo, o candidato a vice-prefeito dele na eleição de 2020, Sidney Alves Temo, e o ex-secretário Cleomar de abuso de poder político na campanha eleitoral.

O MPE relacionou, na ação, a criação do programa social “Vale Gás” durante o processo eleitoral de 2020. No mesmo período, segundo o Ministério Público, ocorreu a contratação de pessoal, a violação das normas sanitárias de combate à Covid-19, as inaugurações de prédios públicos e a isenção de taxa de utilização de uma feira.

Mesmo com a suas inelegibilidade, Herivâneo vem tentando fazer a população acreditar que ele, não só, está apto a concorrer às eleições de 2024, como também que ele é o melhor candidato para o município.

Fake News

Em suas redes sociais, Herivâneo se intitula “prefeito do povo”, até postar uma certidão de quitação eleitoral como se fosse um documento declarando que está apto para as eleições de 2024, ele postou. Entretanto, essa certidão pode ser emitida gratuitamente por qualquer cidadão que exerce o seu direito de voto.

Um detalhe que chamou bastante atenção no documento é que a ocupação declarada por Herivâneo, é de “prefeito”, assim cometendo uma usurpação de título, já que o o atual prefeito do muni de Humaitá é Dedei Lobo e não Herivâneo Seixas.

Certidão:

Seu desespero pelo poder é tanto que o ex-prefeito espalha fakes News para convencer a população. Visando voltar a administração do município de Humaitá, o ex-prefeito tem constantemente tentando difamar a imagem do atual prefeito, espalhando inverdades a respeito da atual administração.

Filiação

Na última quinta-feira (29), o ex-prefeito e presidente do partido, MDB de Humaitá, filiou novos nomes em seu partido para apoiar sua candidatura proibida pela justiça. Um deles foi o ex-vice-prefeito, Rademaker Chaves, o ex-vereador Manoel Neves, Raimundo Jacaré, Dona Maria e o Repórter do “Povo Peladão”.

Campanha indevida

Outra jogada de Herivâneo é a realização de reuniões em comunidades com o propósito de convencer a população mais carente de Humaitá, que a volta dele a administração é o melhor para o município. Entretanto, a maioria dos humaitaenses não concordam com esse ponto de vista, pois durante seu mandato, Humaitá só era palco de escândalos e investigações, o que prejudicava no desenvolvimento do município.

ATENÇÃO HUMAITÁ!!! Herivâneo Seixas, não está apto pela justiça para concorrer ao cargo de prefeito do município de Humaitá.

*Com informações boramanaus