Menu

Deputados da Aleam discutem redução de jornada para duas sessões semanais e vereador ironiza

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Parlamentares alegam que não haverá diminuição do trabalho, mas sim uma redistribuição das horas

Os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) discutem a redução na jornada de trabalho de três dias, como é atualmente, para apenas dois. Com isso, em tese, as atividades de quinta-feira seriam suspensas e as sessões permaneceriam às terças e quartas-feiras.

Esse movimento ocorre paralelamente ao debate sobre o fim da escala 6×1, um modelo de jornada de trabalho amplamente considerado exaustivo. A proposta de reduzir os dias trabalhados levanta questionamentos sobre a disparidade entre a carga horária dos parlamentares e a dos trabalhadores comuns.

O deputado Dr. Gomes (Podemos) comentou nesta quinta-feira (6) sobre a redução da jornada dos deputados e rebateu as críticas, afirmando que a medida não diminuirá o trabalho parlamentar, mas apenas otimizará o tempo.

“Não é dois dias por três dias. Iremos trabalhar na terça e na quarta, tanto pela manhã quanto à tarde, para atender as leis do interior. Então, não há desperdício de recursos; é apenas uma ideia. E, evidentemente, a imprensa e o povo poderão acompanhar nossas atividades”, comentou.

Outro parlamentar que segue a mesma linha de discurso é o deputado Rozenha (PMB), argumentando que as horas da sessão de quinta-feira serão realocadas nas atividades de terça e quinta-feira.

“Na minha opinião, não vai haver prejuízo porque a carga horária será dobrada, mas ainda estamos resolvendo isso. A princípio, acho a ideia interessante. Por mim, se trabalharmos de manhã, à tarde e até a noite, dependendo das demandas, não haveria problema”.

Ele finalizou: “Mas essa é uma ideia que ainda está sendo discutida no Parlamento”.

Vereador ironiza

Outro parlamentar, mas municipal, o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), ironizou a possível redução na jornada dos deputados ao postar nas suas redes sociais uma mensagem provocativa.

“Cara, acabem logo com as sessões. Melhor. Pelo menos vai economizar energia do plenário”, provocou.