O deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM), presidente da Comissão de Cuidado, Prevenção à Depressão, Suicídio e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) esteve nesta terça-feira (17), em Brasília, da primeira reunião da diretoria executiva e participou do encontro que mudou a nomenclatura de secretaria para comissões estaduais da Unale de 2023.
O parlamentar também sugeriu que a comissão ao qual ele é presidente se chame Comissão de Prevenção a Depressão e Drogas, pois os trabalhos para população ficarão com mais objetividade.
“Debatemos sobre os planos da Unale para este ano com a diretoria executiva e participamos do ato ao qual mudou a nomenclatura de secretaria para comissões estaduais. Foram duas reuniões de extrema importância para o nosso país e também de políticas públicas voltadas que podem beneficiar o nosso estado”, disse o deputado estadual João Luiz.
O presidente da Unale, deputado estadual Diogo Moraes (PE) destacou, que a reunião da diretoria executiva teve o objetivo de planejar os trabalhos da Unale em 2023. “Estamos aqui em Brasília, onde acontecem todos os temas, as modificações que fazem valer para os nossos estados. Dentre do plano de atuação nós temos uma grade de acompanhamento, que precisam avançar com os seus parceiros”, informou o parlamentar.
Durante a reunião da Diretoria Executiva da Unale também foram compartilhadas algumas dificuldades enfrentadas pelos estados com suas devidas particularidades, assim como proposições de mudanças de legislações, formas de relacionamentos com as Assembleias Legislativas e indicações de atuação das entidades em temas específicos.
Reunião
O deputado João Luiz também participou com os outros parlamentares do ato ao qual mudou a nomenclatura de secretaria para comissões estaduais da Unale.
Em discurso, João Luiz falou que os parlamentares podem fazer uma força tarefa para beneficiar a população brasileira e durante essa reunião, o republicano sugeriu que a Comissão de Cidades fosse ampliada com assuntos relacionados ao Meio Ambiente.
Diretoria
A nova diretoria da Unale é composta pelo presidente Diogo Moraes, o vice-presidente da Região Sul, Ernani Polo (RS), o vice-presidente da Região Norte, Adjuto Afonso (AM), a vice-presidente da Região Nordeste, Ivana Bastos (BA), o vice-presidente da Região Sudeste, Tia Ju (RJ), o secretário-geral, Lidio Lopes (MS), o tesoureiro-geral José Luis Tchê (AC) e demais membros.