O presidente da Comissão de Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado estadual João Luiz (Republicanos) participou nesta segunda-feira (17), com o governador Wilson Lima da reunião de balanço e atualização, do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), no Centro Integrado de Comando e Controle, bairro Aleixo, zona centro-sul.
“Gostaríamos de tranquilizar a nossa sociedade, que essa reunião coordenada pelo governador Wilson Lima mostra que o núcleo do governo está bem alinhado para proteger as crianças, os professores, a classe educacional como um todo e fazer com que as escolas funcionem normalmente. O estado está garantindo a segurança dos alunos e educadores”,
disse o deputado João Luiz.
Segundo o governador Wilson Lima, durante o período que o comitê começou a atuar no estado foram evitados, aproximadamente, 56 atos de violência e detalhe: tanto na capital quanto em outros 13 municípios do interior, incluindo municípios que não fazem parte da região metropolitana de Manaus.
“Esses atos ou anúncios de atos são de crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos de idade”,
informou Wilson Lima.
Na reunião, o governador também garantiu que o estado tem se preparado em várias frentes para enfrentar esse problema, alertou sobre a importância da participação familiar nesse processo e reforçou a preocupação pessoal em manter as escolas como ambiente de cultura de paz e formação cidadã.
O governador Wilson Lima também informou que serão levadas propostas ao Governo Federal como “Escola Nota 10”, “Escola segura, aluno cidadão” e “Acolher”.
A reunião contou com o comitê formado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Casa Civil, Casa Militar, Secretaria de Governo, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Segurança Pública com as forças de segurança do Estado (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros) e a Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai), secretarias de Saúde; de Assistência Social; de Justiça e Direitos Humanos.
FOTOS: MAURO SMITH