O deputado estadual João Luiz (Republicanos), que indicou o Projeto RespirAR ao Governo do Amazonas foi citado nesta quinta-feira (1) no painel da Organização Mundial de Saúde (OMS): Webinário “Cuidando de pacientes com condição pós-COVID-19”.
“O projeto já realizou mais de 180 mil atendimentos em pacientes que sofriam com sequelas da Covid-19 foram recuperados com o RespirAR. Essa iniciativa é uma política pública que deu certo para o Estado do Amazonas e hoje é referência internacional. Essa citação demonstra que estamos no caminho certo, por dias melhores em prol da população amazonense”, disse o deputado João Luiz.
Os debates contaram com a participação do Dr. Maxime Taquet, do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford, Dr. Ziyad Al-Aly, chefe de pesquisa e desenvolvimento, VA Saint Louis Health Care System, Dra. Angela Cheung – Professora de Medicina e Ho Chair de Medicina Integrativa na Universidade de Toronto, Canadá, e Dr. Edgar Hernan Gallo – Serviços de saúde e acesso da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)/OMS, Colômbia.
Portugal
Neste ano, o deputado João Luiz também foi mencionado por conta da indicação do RespirAR, que também foi tema de debate no 31º Encontro Internacional da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), na Universidade de Coimbra (UC), em Portugal.
Visita da OMS
Em maio deste ano, o deputado João Luiz acompanhou, a epidemiologista da OMS, Maria Van Kerkhove e representantes do Governo do Estado do Amazonas, do Ministério da Saúde, assim como, da coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergências e Desastres da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde no Brasil, durante visita ao projeto RespirAR na capital amazonense.