Menu

Deputado Dr. George Lins defende pavimentação da BR-319 em meio à seca dos rios

Compartilhe

pavimentação da BR-319 em meio à seca dos rios

No cenário preocupante da estiagem histórica que assola os rios do Amazonas, o deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil) defendeu, na terça-feira (17/10), a pavimentação da BR-319 como uma alternativa para lidar com os desafios de escoamento de produtos da Zona Franca de Manaus (ZFM).

A situação atingiu um ponto crítico quando o Rio Negro, na segunda-feira (16/10), ultrapassou a cota histórica de estiagem registrada em 2010, atingindo a marca de 13,59 metros, quatro centímetros abaixo da vazante de 2010, que havia registrado 13,63 metros.

O deputado destacou o papel fundamental da rodovia federal para conectar o Amazonas ao restante do Brasil e para o desenvolvimento do estado.

“Quando a gente pensa no desenvolvimento do Amazonas, passamos pela reconstrução da BR-319, principalmente no contexto em que vivemos de estiagem severa, onde, infelizmente, muitos produtos e insumos não conseguem ser transportados através da navegação. Daí a importância de termos esta rodovia pavimentada”,

frisou o parlamentar.

De acordo com o deputado, a continuidade do fluxo de mercadorias da ZFM está ameaçada devido à seca dos rios. Caso a BR-319 estivesse em condições de tráfego, desempenharia um papel estratégico no escoamento de mercadorias da região, mitigando os impactos da vazante histórica que tem afetado a economia local.

“O fato deste momento é que 35 empresas do Parque Industrial da Zona Franca de Manaus, por falta de insumos, estão dando férias coletivas a 25 mil trabalhadores até o início de novembro. Isso resultará na queda de arrecadação de ICMS, comprometendo a receita estadual e ameaçando os empregos de milhares de trabalhadores”,

finalizou o deputado.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress