A Polícia Federal (PF) prendeu um homem nesta terça-feira, 15, após emparelhar o carro com a comitiva do presidente Lula (PT) e chamá-lo de “ladrão” e “vagabundo” em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, segundo a Folha de S.Paulo.
Um agente da corporação afirmou que o cidadão ofendeu o petista durante a passagem das viaturas do governo federal pela rodovia BR-101 a caminho da inauguração de um novo campus da UFF (Universidade Federal Fluminense) na cidade do norte fluminense.
De acordo com a Secretaria de Comunicação do governo (Secom), o motorista se aproximou e a equipe de segurança ordenou a parada do veículo.
A PF afirmou que o homem foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Ele foi liberado e responderá por acusação de injúria.
Nas redes sociais, circula um vídeo supostamente gravado pelo próprio motorista do momento em que se refere a Lula com ofensas.
Nesta terça, 15, o petista esteve nas obras de ampliação da rodovia Presidente Dutra, na Serra das Araras, e ainda visitou o complexo industrial da Nissan, em Resende.
Desaprovação
A rejeição de Lula tem crescido em todo o Brasil, conforme apontam diversos institutos de pesquisa.
Pesquisa Genial/Quaest divulgada em 2 de abril indicou que quanto mais o petista aparece, pior fica a sua aprovação perante o eleitorado brasileiro.
Segundo o levantamento, a desaprovação de Lula subiu de 49% em janeiro para 56% em março de 2025, pior índice verificado pelo instituto no terceiro mandato.
A aprovação, por sua vez, caiu de 47% em janeiro para 41% em março.
Não sabem ou não responderam foram 3% no mês passado.
No Datafolha, o índice de desaprovação do petista superou o de aprovação em levantamento divulgado em 4 de abril.