Em comemoração aos 35 anos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), foi realizado, nesta sexta-feira (28), um mutirão de atendimentos jurídicos gratuitos em Humaitá, reforçando o compromisso da instituição com a população vulnerável e com a ampliação do acesso à Justiça. A ação teve como foco principal a área cível, mas também contemplou demandas relacionadas ao direito de família.
Ao todo, foram realizados quase 80 atos, entre os quais 44 atendimentos diretos à população, 16 ofícios enviados para instrução de iniciais, 12 petições iniciais protocoladas e 4 petições intermediárias.
A defensora pública Mariana Paixão destacou a importância da Defensoria como instituição essencial à garantia de direitos fundamentais.
“A Defensoria está presente, ela é uma instituição viva, forte e constante, que segue em expansão. Precisamos continuar crescendo, continuar ampliando nossa atuação. E nada melhor do que comemorar nosso aniversário exercendo nossa função perante os nossos assistidos, que são a razão de tudo, a razão da nossa existência. Foi um momento muito significativo, pensado justamente para reforçar a Defensoria como um instrumento efetivo de cidadania”, afirmou.
A defensora também destacou o trabalho da equipe envolvida, em especial da analista jurídica Juliana Dias H. Monteiro. “Quero destacar a atuação da nossa analista jurídica Juliana, que me ajudou demais durante essa ação. O trabalho em equipe é essencial para garantir que possamos atender da melhor forma possível aqueles que mais precisam dos nossos serviços”, completou.
Texto: Tayara Wanderley
Fotos: Divulgação/DPE-AM