O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, inspecionou na última terça-feira (13/05) as novas instalações do Fórum de Justiça Desembargador Hamilton Mourão, da Comarca de Humaitá, que será inaugurado na quinta-feira (15/05), na sede do município, localizado no Sul do estado, distante 600 quilômetros de Manaus.
Além do presidente da Corte, também estavam presentes na visita de inspeção o secretário de Infraestrutura do TJAM, Rommel Akel; o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo; o juiz da comarca de Humaitá, Charles Fernandes da Cruz; e vereadores.
A inauguração da nova unidade judiciária acontecerá na data em que a população humaitaense celebra o aniversário do município, que completará 156 anos de fundação.
No início do mês passado, o presidente também realizou uma inspeção nas obras da unidade judiciária e elogiou a estrutura da nova sede do Judiciário local.
“O Poder Judiciário do Amazonas reserva um presente especial para a população de Humaitá. O Fórum de Humaitá será o maior do interior do estado já construído dentro do modelo arquitetônico que prioriza as diretrizes de sustentabilidade, acessibilidade, melhores condições de trabalho e de atendimento ao público. Vamos ter, no município, um fórum funcional, digno de receber a população que busca os serviços do Poder Judiciário. É uma obra que representa um avanço real para o Judiciário e para a população dessa região do Amazonas”,
A nova sede foi projetada para atender às exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto à estrutura física dos fóruns judiciais. O projeto contempla elementos ecológicos, materiais com baixo custo de manutenção, inovação tecnológica, espaços físicos adequados, fachada moderna e salas amplas, inclusive com estrutura para realização de audiências virtuais.
Estrutura
Com mais de 57 mil habitantes, segundo o último censo do IBGE, Humaitá contará com um fórum que abrigará quatro unidades judiciárias: 1.ª, 2.ª e 3.ª Varas e um Juizado Especial Cível e Criminal. A obra contará com estrutura para a instalação de mais uma nova vara, caso haja necessidade. Também haverá uma sala para depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Texto: Acyane do Valle
Fotos: Chico Batata