O penúltimo debate na corrida pela Prefeitura de Manaus foi realizado ontem à noite na TV A Crítica e não apresentou novidades. Os dois candidatos mantiveram as estratégias de ressaltar pontos que consideram negativos nos adversários e pouco falaram de propostas. O prefeito David Almeida (Avante) dedicou-se mais a defender sua gestão, relacionando números alcançados em vários setores, assim como repetiu diversas vezes que o adversário teve milhões em emendas parlamentares e não enviou um único centavo à cidade. Alberto Neto (PL) fez várias acusações à família do oponente e também atacou a gestão, repetindo os gastos com tinta e com comunicação, dois de seus principais argumentos.
David Almeida procurou mostrar ao longo do embate o despreparo do adversário, centrando suas perguntas em situações concretas para as quais pediu as soluções de Alberto Neto, como quando pediu que discorresse sobre de onde viriam os recursos para o transporte coletivo. A estratégia do prefeito foi tentar mostrar que o oponente não sabia de onde tirar recursos para executar seus planos. O capitão respondeu em algumas ocasiões que iria buscar dinheiro a fundo perdido, sem dizer em que instituição.
O prefeito também repetiu diversas vezes que Neto seria o candidato do governador Wilson Lima (União Brasil) e chegou a chamá-lo em algumas ocasiões de “novo Wilson”. ”O Alberto Neto é uma reedição do Wilson Lima. Falando, tem solução para tudo, vai resolver tudo, mas até hoje não fez nada por Manaus. Teve R$ 400 milhões em emendas como deputado federal e não mandou R$ 1 para a construção de uma quitinete, para abrir uma vaga de creche”, atacou.
“Ele trabalha com fake news e tenta levar o debate para o lama, assim como fez com a cidade. O IPTU aumentou, mas não vimos melhorias. Ele teve dinheiro para melhorar a cidade, mas só a piorou. Não vemos esses investimentos nas ruas, e há muito superfaturamento envolvido”, rebateu o Capitão Alberto Neto.
Os dois candidatos em diversos momentos também abordaram temas que foram recorrentes no noticiário recentemente, como o casamento da filha do prefeito e as acusações de caixa 2 contra a vice de Alberto Neto, a empresária Maria do Carmo Seffair.
Hoje David e Alberto se encontram para o último debate desta campanha, na TV Amazonas, afiliada da Rede Globo de Televisão.