Com mais de 1,1 milhão de eleitores aptos a votar nos 61 municípios do interior do Amazonas, alguns políticos do Estado já estão de olho no eleitorado e começam a dar “sinais de vida” nessas localidades. Falta pouco mais de um ano para o pleito que vai eleger o presidente da República, senadores, deputados federais e estaduais.
Para aproveitar o recesso parlamentar de Brasília, o senador Eduardo Braga (MDB) esteve em Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), terceiro maior colégio eleitoral do Amazonas, com 66.385 eleitores, onde anunciou obras de infraestrutura de mais de R$ 87 milhões. Os investimentos fazem parte de recursos dos ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR), Saúde (MS), Educação (MEC) e no Instituto Nacional de Colonização Agrária (Incra), viabilizados por meio de emendas de Braga (MDB/AM).
‘Carona’
Pegando “carona” na popularidade do senador e visando o eleitorado itacoatiarense, estavam os deputados federais Silas Câmara (PRTB), Delegado Pablo (PSL) e o deputado estadual Dermilson Chagas (sem partido), que está bem perto de se filiar ao MDB, partido do senador Eduardo Braga.
Depois de quase três anos sem se afastar de Brasília, o deputado federal Pablo Oliva (PSL), também participou da comitiva do senador, que é oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), constantemente defendido por Pablo. O deputado “Bolsonarista” também visitou no domingo, 31, o município de Itapiranga, onde inspecionou as obras de modernização do campo de futebol do município.
Recesso da Aleam
Quem também aproveitou o período do recesso parlamentar de 15 dias da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para visitar as bases eleitorais foi o deputado Saullo Vianna (PTB). O parlamentar esteve em dez municípios nas calhas do Alto e Médio Solimões no período de 26 a 29 de julho.
Foram visitados os municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí, Fonte Boa e Tefé. O objetivo, de acordo com o deputado, é conhecer de perto as demandas e necessidades de cada município.
Na avaliação do parlamentar, os municípios do interior possuem grande potencial para o Setor Primário, porém, são necessários assessoria técnica, infraestrutura e fomento para estimular a produção e alavancar a economia das cidades. “Não existe outra forma de desenvolver nosso interior que não seja por meio do Setor Primário. Para isso, é necessário assessoria técnica para o produtor, fomento para agricultor e pescador, melhorar a estrutura dos ramais para escoamento da produção, e que o poder público contribua para a produção rural”, ressaltou.
Confira os dez maiores colégios eleitorais do Amazonas
- Manaus: 1.320.060 eleitores;
- Parintins: 68.263 eleitores;
- Itacoatiara: 66.385 eleitores;
- Manacapuru: 66.014 eleitores;
- Coari: 50.320 eleitores;
- Tefé: 41.032 eleitores;
- Maués:959 eleitores;
- Tabatinga: 33.212 eleitores;
- São Gabriel da Cachoeira: 29.195 eleitores
- Humaitá: 28.568 eleitores