Humaitá(AM) – Cumprindo o que determina o seu Regimento Interno, a Câmara de Vereadores de Humaitá retoma nesta segunda-feira(01), suas atividades com a primeira sessão ordinária já devidamente agendada para terça-feira(02).
Dois assuntos devem chamar a atenção dos 15 parlamentares que compõem a atual Legislatura, que, a exemplo do que já aconteceu em mandatos anteriores, será comandada pela mesma mesa diretora, já que a atual diretoria foi reeleita para o segundo biênio.
O primeiro assunto e talvez o mais recorrente sejam as eleições gerais cujo primeiro turno será realizado em 02 de outubro, ou seja em pouco mais de dois meses já saberemos quem serão os eleitos para os cargos proporcionais, já que dificilmente um candidato ao governo do Amazonas, por exemplo, vencerá a disputa no primeiro turno.
Vale ressaltar que, como não se trata de eleição local, quando vereadores se posicionam em um de dois lados, ou seja, situação ou oposição, nesta eleição cada vereador deverá seguir “seus próprios instintos” ou ainda a orientação de partido, de bancada, de coligação ou de federação. Nem todos ou a maioria não seguirá a orientação do mandatário local, pelo menos no primeiro turno.
Outro assunto que deveria merecer a atenção do parlamento municipal, será a realização do Censo geral do IBGE, que apontará o número atual de moradores do município. Essa informação é fundamental para a divisão do bolo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) a que cada município tem direito. Quanto maior o número de moradores, maior será a fatia do FPM.
De olho em suas próprias reeleições, vereadores em Humaitá ou em qualquer um dos 5.570 municípios brasileiros, procurarão demonstrar força e arregimentar o maior número de apoiadores aos candidatos a quem defenderão nesta eleição, uma vez que a eleição de seus preferidos em 02 de outubro ou no segundo turno, representará um importante e necessário apoio futuro, ou seja, em 2024 quando outra vez estarão em disputa as 15 cobiçadas vagas na Câmara de Vereadores de Humaitá.
*Com informações portaltribunamangabense