Buscando levar a Atenção Básica às zonas mais isoladas da capital amazonense e dar continuidade ao compromisso de valorizar e respeitar os povos indígenas durante sua gestão, o prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhou nesta segunda-feira, 3/5, o início do atendimento da primeira Unidade Básica de Saúde Móvel (UBSM) na comunidade Nações Indígenas, localizada no Tarumã, zona Oeste da cidade.
“Entendemos que o dever da Prefeitura de Manaus é oferecer o serviço básico de saúde para toda a população. Hoje, estamos chegando à comunidade Nações Indígenas para diminuir essa distância e mostrar que nos importamos com o bem da nossa sociedade. Saúde é um direito básico de todo cidadão, e vamos garantir isso. Estamos nas ruas, todos os dias, acompanhando o anseio da população e vendo de perto o que precisamos fazer”, enfatizou Almeida.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a UBSM atenderá mais de 300 famílias que vivem na comunidade. O novo endereço facilitará o acesso dos usuários daquela área, classificada como vazio assistencial, aos serviços de Atenção Básica, inclusive casos suspeitos de Covid-19.
A comunidade Nações Indígenas recebe indígenas de 13 etnias: Miranha, Ticuna, Mura, Kokama, Apurina, Piratapuia, Tucano, Desana, Baré, Kambeba, Mundurucu, Katauichi, Sateré-Mawé.
“Temos uma dívida histórica com os povos indígenas. Já realizamos a inauguração da “Aldeia da Memória Indígena de Manaus” e agora estamos trazendo essa unidade móvel para a comunidade. Nosso compromisso é fazer uma Manaus melhor para todos. Temos a obrigação de buscar melhorias diariamente e a população pode ter certeza de que faremos isso”, garantiu o prefeito.
Manaus Itinerante
A UBS Móvel 1 permanecerá atendendo na sede social do conjunto Viver Melhor, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte. A UBS Móvel 4 está localizada na rua Prímula, no pátio do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Doutor José Aldemir de Oliveira, no Distrito Industrial II, zona Leste.