A decisão do Campeonato Paulista de 2023 contraria o roteiro dos últimos anos. Diferente do habitual, em que dois grandes se enfrentam em um clássico valendo a taça do estadual, a edição deste ano colocará em campo uma equipe que está fazendo história, desafiando prognósticos, contra outra que vem impondo sua força no continente.
Neste domingo (2/4), o Água Santa faz o primeiro jogo da decisão do Paulista contra o Palmeiras.
A equipe de Diadema chega para a sua primeira final de Paulista desde a sua fundação, em 1981. Apenas em 2011, o time atingiu a profissionalização e passou a disputar o estadual, chegando na elite pela primeira vez em 2016. Na segunda temporada consecutiva na elite, o Netuno chega para um final de Paulista depois de eliminar dois candidatos ao título: São Paulo nas quartas de final e o Red Bull Bragantino na semifinal.
Do outro lado está o Palmeiras, que vive o extremo oposto. Com receitas milionárias e um treinador que já conquistou duas Libertadores, uma Copa do Brasil, um Brasileiro, um Paulista, uma Recopa e uma Supercopa, a equipe se estabelece como o time a ser batido no estado de São Paulo e uma das mais fortes do continente.
Os dois times se enfrentaram durante a primeira fase da competição. Na ocasião, o Verdão conseguiu bater a equipe de Diadema por apenas 1 x 0, gol de Rony, com mando de campo do Netuno.
Neste domingo, os dois times entram em campo na Arena Barueri para os primeiros 90 minutos desta decisão, que pode marcar um feito histórico para um time, ou a confirmação de uma soberania para a outra.