Enquanto o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, declara que a polêmica entre o ministro Alexandre de Moraes e o magnata Elon Musk é “assunto encerrado”, para o bilionário o tema da liberdade de expressão no Brasil segue pulsante. Em postagem nesta quinta-feira, 11, o empresário ressaltou: “crítica construtiva é a arte da democracia”.
Musk, proprietário do Twitter/X, da Tesla e do SpaceX, escreveu que os regimes ao redor do mundo deveriam “dar as boas-vindas às vozes sensatas para melhorar sua governança em vez de proibi-las”.Play Video
A declaração de Musk foi uma resposta a uma reportagem do jornalista norte-americano Glenn Greenwald, no Twitter/X, e ocorreu após uma declaração do ministro Alexandre de Moraes. Nesta quarta-feira, 10, o magistrado falou pela primeira vez sobre o embate com o bilionário.
“As pessoas de bem sabem que liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirmou Moraes com o apoio dos outros juízes da Corte.
“Liberdade é como oxigênio”, diz Musk
Ainda na mesma postagem, Musk comparou a liberdade de expressão ao elemento vital da vida e enfatizou que ela é crucial para manter a sociedade dinâmica.
“A liberdade de expressão é como o oxigênio para uma sociedade saudável”, respondeu Musk. “Mantém as coisas frescas, animadas e divertidas. Sem ela, os regimes correm o risco de sufocar sob o peso de sua repressão.”
O empresário enfatizou também que “cada nação na Terra, incluindo o Brasil, merece liberdade de expressão fundamentada na verdade e na lógica”.
Confira a postagem de Elon Musk em seu perfil no Twitter/X.
Um levantamento do instituto de pesquisa Quaest apontou que, desde o início da polêmica, o índice de menções negativas ao ministro Alexandre de Moraes e ao STF nas redes sociais chegou a 68%, enquanto Elon Musk teve 32% de comentários críticos.