Menu

CPI do INSS: veja quais deputados do AM assinaram pedido de investigação

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Desvio de R$ 6 bilhões no INSS virou escândalo nacional

Apenas quatro deputados federais do Amazonas assinaram o requerimento para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que pretende investigar uma fraude bilionária no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Da bancada amazonense, assinaram o requerimento os deputados Capitão Alberto Neto (PL), Fausto Junior e Pauderney Avelino, ambos do União Progressista, e Silas Câmara (Republicanos).

De autoria do deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), o pedido foi protocolado na última quarta-feira (30) com com 185 assinaturas apresentadas. O mínimo eram 170.

A CPI tem o objetivo de investigar os sindicatos envolvidos na fraude do INSS, com desvio de R$ 6,3 bilhões por meio de descontos não autorizados dos beneficiários, entre 2019 e 2024.

Os deputados do Amazonas que não assinaram o requerimento foram: Amom Mandel (Cidadania), Adail Filho (Republicanos), Átila Lins e Sidney Leite, ambos do PSD.

Após apresentado o pedido, cabe ao Presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos), ordenar que seja numerado e publicado, após leitura no Plenário.

Investigação

O caso é investigado pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) como crime de corrupção (ativa e passiva), violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de dinheiro, envolvendo 11 entidades e associações.

O INSS do Amazonas também foi alvo de operação da Polícia Federal.

CPIs

Atualmente, existem 13 pedidos de criação de CPIs para serem analisados já com assinaturas suficientes. O Regimento Interno da Câmara dos Deputados estabelece que só podem funcionar cinco CPIs simultaneamente. No momento, não há nenhuma em funcionamento.

Veja as assinaturas

plugins premium WordPress