Estar com o CPF (Cadastro de Pessoa Física) inválido pode gerar muitas complicações no futuro, porém, é possível resolver o problema com facilidade. Confira o que fazer para regularizar o CPF.
O que é CPF inválido e quais são os motivos da irregularidade?
CPF inválido, basicamente, é quando existe alguma pendência nos dados registrados na Receita Federal. Existem 5 tipos de irregularidades no CPF, confira!
- CPF cancelado: Essa irregularidade pode acontecer por diversos motivos, o mais comum é em razão de um pedido administrativo ou judicial, em casos de roubo ou perda.
- CPF suspenso: Isto acontece quando existe alguma inconsistência nos dados cadastrais. Por exemplo, nome do pai ou mãe diferente do registrado, com algum erro nos dos dados da Receita Federal;
- CPF pendente de regularização ou bloqueado: Isso significa que o contribuinte deixou de realizar uma ou mais declarações de Imposto de Renda nos últimos 5 anos;
- CPF nulo: Já está irregularidade acontece quando for constatada uma ou mais fraudes no nome do titular;
- CPF de titular falecido: Neste caso, o CPF é invalidado pela Receita Federal quando o titular do documento vem a óbito.
Quais são as consequências de estar com o CPF irregular?
Existem muitas coisas que o titular de um CPF irregular fica impossibilitado de realizar ou solicitar, confira as principais:
- Abrir ou movimentar contas bancárias;
- Tirar passaporte;
- Participar de concursos públicos;
- Solicitar empréstimos;
- Realizar financiamentos;
- Receber aposentadoria, entre outras dificuldades.
Como regularizar o CPF?
Para regularizar o documento, basta acessar o site da Receita Federal, clicar na opção “Assuntos”, depois em “Meu CPF” e “Atualizar CPF”. Feito isso, na tela seguinte aparecerá algumas informações sobre como prosseguir.
Nesta tela, clique em “Etapas para a realização deste serviço” e depois “Regularizar CPF”. Então, será necessário apenas preencher as abas com os dados solicitados, clicar em “Enviar” e esperar a análise da Receita Federal.
Para verificar se seu CPF está com alguma irregularidade, siga as etapas instruídas anteriormente, até chegar na opção “Meu CPF”, quando será necessário clicar em “Consultar CPF” ao invés de “Atualizar CPF”. Feito isto, clique em “Iniciar” e preencha as lacunas com os dados solicitados e a análise será feita pela Receita Federal.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do Youtube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.