O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está oferecendo 500 vagas para o Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) no interior do estado. As inscrições podem ser efetuadas no período de 2 a 6 de maio, das 8h às 14h, nas Unidades Operacionais do CBMAM em Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Rio Preto da Eva, Humaitá, Presidente Figueiredo, Iranduba, Novo Airão, Tefé e Tabatinga.
São 46 vagas para crianças de 8 a 12 anos e 4 reservadas para adolescentes de 13 a 15 anos com renda mensal familiar de até dois salários mínimos, totalizando 50 vagas para cada município. Em caso de não preenchimento das vagas pelo critério de renda, elas serão disponibilizadas para alunos com renda familiar superior a dois salários mínimos.
As vagas oferecidas destinam-se a crianças e adolescentes, estudantes da rede regular de ensino público/privado.
“Os alunos matriculados irão compor a turma do Programa Educacional Bombeiro Mirim no período matutino, portanto deverão frequentar a escola em período que não coincida com o horário do programa”, explicou o coronel Orleilso Ximenes Muniz, comandante-geral do CBMAM.
Os bombeiros mirins vão participar do projeto nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h15 às 11h15.
Estão previstas, no conteúdo programático curricular, aulas de história dos bombeiros e Defesa Civil, educação física, noções de salvamento aquático, noções de combate a incêndio, noções de salvamento em altura, noções de primeiros socorros, estudo e prática Bombeiro Militar – Ordem Unida, ética e cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente.
O conteúdo formativo compreende ainda educação em saúde, musicalidade, noções de educação ambiental, noções de educação no trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, além de palestras, formaturas, filmes, recreação, atividades culturais e passeios.
Proebom – É um projeto de responsabilidade social do CBMAM, que possui como foco a valorização dos ideais de cidadania e civismo na formação de crianças e adolescentes.
O programa atende crianças e adolescentes com variadas frentes de trabalho: noções de primeiros socorros, salvamento aquático, educação no trânsito, proteção ao meio ambiente, prevenção de incêndios, cidadania e ética, além de reforço escolar. Dessa forma, o Corpo de Bombeiros contribui com a sociedade amazonense no sentido de auxiliar na formação básica do cidadão.