As recentes declarações do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), afirmando que disputará uma vaga no Senado Federal com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), abriram espaço para que Coronel Menezes (Progressistas) se posicione como o principal representante da direita na disputa por uma vaga na Câmara Federal.
A liderança de Menezes dentro desse espectro político no Amazonas é inegável, especialmente por ter sido lançado na política amazonense por seu compadre Bolsonaro.
O militar da reserva já havia manifestado interesse em concorrer ao Congresso Nacional, sem especificar o cargo. No entanto, com a provável candidatura de Alberto Neto ao Senado, sua entrada na disputa pela Câmara dos Deputados se torna ainda mais evidente.
Outro fator que pode sustentar essa decisão é a possível candidatura de outro aliado de Bolsonaro no estado, o governador Wilson Lima (União) que também vai concorrer a uma vaga no Senado, lembrando que nas eleições de 2026 haverá duas vagas para Senado nessa disputa.
Até o momento, não há uma sinalização clara de união entre esses nomes citados na reportagem. No entanto, para que a direita obtenha um resultado positivo nas eleições de 2026, a consolidação de alianças entre suas principais lideranças no Amazonas será essencial.