Corinthians e Ferroviária se enfrentaram neste domingo (10) pelo segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro feminino. Após empatarem em 0 a 0 na ida, as Brabas venceram o jogo de volta por 2 a 1 e conquistaram o troféu do torneio. Jheniffer e Tamires marcaram os gols.
Com isso, o Corinthians conquistou seu quinto título da competição, o quarto consecutivo, enquanto a Ferrinha seguiu mais um ano sem.
Buscando o quinto título do torneio, o Alvinegro não começou bem e viu a Ferrinha aproveitar as melhores oportunidades e encaixar bem o estilo de jogo. Logo aos 9 minutos, Mylena Carioca aproveitou cruzamento de Barrinha e abriu o placar.
As Brabas só foram conseguir apresentar uma melhora após Arthur Elias colocar Gabi Portilho no lugar de Jaque. As corintianas passaram a levar mais perigo ao gol adversário e, nos minutos finais do primeiro tempo, Jheniffer empatou o marcador.
Na segunda etapa, a partida começou bem equilibrada, o Corinthians voltou avassalador no segundo tempo e fez um jogo de ataque contra defesa. Com uma verdadeira blitz, o time levou apenas 12 minutos para conseguir virar o placar. Tamires aproveitou cruzamento de Millene para garantir a vitória e o título.
A vitória só não foi por uma diferença maior pela grande atuação da goleira Luciana, da Ferroviária, que fez inúmeras grandes defesas. Nos minutos finais, Sochor desviou cobrança de escanteio e acertou o travessão do Corinthians, que venceu e garantiu o quarto título consecutivo, o quinto de sua história no Brasileirão Feminino.
O Alvinegro seguiu pressionando e só não ampliou o placar pois parou nas excelentes defesas da goleira Luciana. Com o resultado, o Corinthians garantiu o tetracampeonato brasileiro. O jogo marcou também o recorde sul-americano de público do futebol feminino, com 42.566 pessoas presentes na Arena Corinthians.
Despedida de casa
O jogo foi o último de Arthur Elias como treinador do Corinthians na Neo Química Arena. O comandante aceitou o convite da CBF e será o técnico da seleção brasileira feminina. Antes de assumir de vez o comando, ele ainda comandará as Brabas na disputa da Conmebol Libertadores.
O treinador treina o time feminino do Corinthians desde 2016. São oito temporadas completas e 14 títulos vencidos. É o técnico que mais tempo ficou no cargo na história do clube, considerando as equipes profissionais.
Lista de campeões
Veja a lista dos clubes campeões do Brasileirão Feminino:
- 2023 – Corinthians
- 2022 – Corinthians
- 2021 – Corinthians
- 2020 – Corinthians
- 2019 – Ferroviária-SP
- 2018 – Corinthians
- 2017 – Santos
- 2016 – Flamengo
- 2015 – Rio Preto-SP
- 2014 – Ferroviária-SP
- 2013 – Centro Olímpico-SP