A Copa do Mundo no Catar, que começou no último domingo (20), promete ser a mais tecnológica de todas. Uma das novidades que gerou mais buzz foi a tecnologia com sensor utilizada na bola oficial do evento — de nome Al Rihla —, fabricada pela Adidas.
Segundo a empresa, a tecnologia de bola conectada será usada para aprimorar o sistema VAR. Ela fornece dados e informações aos árbitros para tomar decisões mais rápidas e precisas. É a primeira vez que uma bola oficial de Copa do Mundo traz esse tipo de inovação.
Combinada com os dados de posição do jogador e aplicando inteligência artificial, o sistema é utilizado junto com a tecnologia de impedimento semiautomatizado da FIFA.
Al Rihla: como funciona a tecnologia de bola conectada
Um sistema de suspensão no centro da bola protege e estabiliza um sensor de movimento de unidade de medição inercial (IMU, na sigla em inglês) de 500 Hz, capaz de rastrear cada toque a uma taxa de 500 vezes por segundo. O sensor é alimentado por uma bateria recarregável por indução, isto é, que pode ser carregada sem uso de fios.
Desenvolvido em colaboração com a Fifa e com a KINEXON, empresa especializada em internet das coisas (IoT) e sensores de última geração, o sistema disponibiliza ao VAR as informações coletadas em tempo real.
“Isso ajudará a informar situações de impedimento, bem como a detectar toques pouco claros, melhorando assim a qualidade e a velocidade do processo de tomada de decisão do VAR”, afirma a Adidas.
A empresa afirma que o sensor é imperceptível para os jogadores e não afeta seu desempenho.
Al Rihla: testes e dados
Antes de ser utilizada na Copa, a tecnologia da bola conectada foi testada “de forma rigorosa e robusta”, afirma a Adidas, com clubes de futebol profissionais e de base em todo o mundo, em eventos como a Copa Árabe da FIFA e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2021 em Abu Dhabi. Não houve nenhuma mudança percebida na atuação dos jogadores, segundo a empresa.
A Al Rihla será usada em todas as 64 partidas do torneio. Os dados brutos capturados durante a Copa do Mundo e transmitidos aos árbitros da partida de vídeo são de propriedade e gerenciados diretamente pela FIFA.
Al Rihla: posso ter a minha?
A Adidas informou que a Al Rihla com a tecnologia ball connected não será comercializada ou disponibilizada no varejo.