Os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil foram definidos nesta sexta-feira, em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Apesar de ainda sem datas confirmadas, as partidas estão previstas para acontecer nas semanas de 19 e 26 de fevereiro.
O jogo único foi mantido para as duas etapas iniciais do torneio. No entanto, a atual edição conta com uma importante mudança no regulamento em relação aos últimos anos. As equipes dos potes A, B, C e D (de melhor ranking) jogam fora de casa, sem mais a vantagem do empate. Em caso de igualdade no placar, a vaga será definida nos pênaltis.
Esta fase conta com apenas nove das 20 equipes que irão disputar a primeira divisão do Brasileiro de 2025. Dentre eles estão os que conseguiram o acesso à elite do país na temporada passada, tirando o campeão da Série B, e os que não se classificaram para a Pré-Libertadores — pelo menos. O Mirassol é o único que ficou sem um lugar na competição.
Veja os principais confrontos da primeira fase:
- União (MT) x Vasco
- Sergipe (SE) x Ceará
- Maringá (PR) x Juventude
- São Raimundo (RR) x Grêmio
- Maranhão (MA) x Vitória
- Souza (PB) x RB Bragantino
- Tocaninópilis (TO) x Atlético-MG
- Águia de Marabá (PA) x Fluminense
- Operário VG (MT) x Sport
Considerado o campeonato mais democrático do país, a Copa do Brasil começa com 92 times na disputa do tão sonhado título. Desses, 80 participam da primeira fase e mais 12 times (Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians, Bahia, Cruzeiro, Santos, CRB e Paysandu) só entram nela a partir da terceira fase.