Atlético-MG e Flamengo tem um histórico de rivalidade em decisões nacionais, mas na Copa do Brasil essa será a primeira final. Os confrontos anteriores na competição aconteceram nas edições 2006, 2014 e 2022. Na duas primeiras, cada uma das equipes ergueu o caneco contra um rival regional.
Em 2006, o Flamengo bateu o Vasco, e em 2014 o Atlético-MG superou o Cruzeiro. Então bicampeão, o Rubro-Negro eliminou os mineiros nas quartas de final no caminho do título. Oito anos depois, os mineiros deram o troco nos cariocas, eliminando o Flamengo nas semis antes de ser campeão em cima do Cruzeiro, seu maior rival. Recentemente, em 2022, o Flamengo levou a melhor e eliminou o Galo nas oitavas de final.
A final de 2006 foi disputada no Maracanã. No primeiro duelo, em 19 de julho, o Flamengo venceu por 2 a 0. No segundo confronto, em 26 de julho, nova vitória rubro-negra, desta vez por 1 a 0, resultando num placar agregado de 3 a 0 e na segunda conquista do Flamengo na competição. Esta foi a primeira vez que dois times do mesmo estado decidiram a competição.
A segunda foi justamente em 2014. O primeiro duelo ocorreu em 12 de novembro, na Arena Independência, com vitória do Atlético por 2 a 0. O segundo confronto ocorreu em 26 de novembro, no Mineirão, com nova vitória do Atlético, desta vez por 1–0. Foi a primeira vez na história que as duas equipes mineiras decidiram um título nacional. Também representou o primeiro título do Atlético Mineiro na competição.
A rivalidade entre Flamengo e Atlético, por sua vez, é antiga. O rubro-negro venceu o Brasileiro de 1980 após vencer o Galo no Maracanã. Após perder por 1 a 0 na ida, o Mengão venceu por 3 a 2 e sagrou-se campeão. Já o Atlético só deu o troco muito tempo depois, com a Supercopa do Brasil em 2022, após um emocionante 2 x 2 no tempo normal e uma vitória nos pênaltis, pelo placar de 8 x 7.