Menu

Condenada a prisão, Dama do Tráfico recorre ao STF

Compartilhe

A defesa de Luciane Barbosa Farias, conhecida como a Dama do Tráf1co amazonense, entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do processo que a condenou a 10 anos de prisão por associação para o tráf1co de dr0gas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Luciane é casada com Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, apontado como um dos líderes do Comando Vermelho no Amazonas.

Apesar das relações com o crime organizado, a Dama do Tráf1co foi recebida por duas vezes, ao longo do ano passado, por autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A pasta alegou, na ocasião, que Luciane estava como “acompanhante” nas reuniões e que era “impossível” o setor de inteligência detectar previamente a presença dela.

A defesa de Luciane acionou o STF após perder o prazo para recorrer do acórdão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) que a condenou em outubro de 2023. Os advogados tinham 15 dias para contestar a decisão, mas enviaram o recurso após esse período. A defesa alega, porém, que o cálculo do prazo tem sido feita equivocadamente.

Entre abril e setembro deste ano, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou por oito vezes as alegações apresentadas pela defesa da Dama do Tráf1co e do Tio Patinhas. Agora, eles recorrem à máxima Corte do País.

No último dia 10, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, negou o pedido do casal ao concluir que o recurso apresentado fora do prazo é “inadmissível, porquanto intempestivo”. O caso será analisado a partir de sexta-feira (1/11) pelo plenário da Corte – o que inclui o ministro Flávio Dino, que comandava o Ministério da Justiça quando seus secretários receberam a Dama do Tráfico em Brasília.

Luciane Barbosa é apontada como braço financeiro do Comando Vermelho no Amazonas e responsável por ocultar, empregar e lavar valores oriundos da máquina criminosa do tráfico de drogas.

Fonte: Metrópoles

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress