O jornalista e comentarista político Igor Castro, do portal Direto ao Ponto, levantou em sua coluna publicada nesta quarta-feira (22) uma análise sobre os bastidores da direita no Amazonas e a possível candidatura do Coronel Alfredo Menezes (Progressistas) ao Governo do Estado em 2026.
Segundo Igor, Menezes não esconde seu desejo de disputar o cargo mais alto do Executivo Estadual. Ele já teria colocado seu nome à disposição tanto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) quanto do atual governador Wilson Lima (União), visando uma possível composição para o próximo pleito.
“Menezes não esconde de ninguém a vontade em disputar o governo. E já colocou seu nome à disposição, tanto de Bolsonaro quanto de Wilson Lima. Em 2026 poderá disputar sua quarta eleição”,
O analista político relembra que Menezes foi candidato à Prefeitura de Manaus em 2020, ao Senado em 2022 e pré-candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Roberto Cidade nas eleições municipais de 2024.
Apesar de ainda não liderar as pesquisas, Menezes aparece como segundo colocado em cenários testados pelo Instituto Direto ao Ponto Pesquisa, à frente de nomes consolidados, como Maria do Carmo (PL). Isso demonstra, segundo o jornalista, que o militar da reserva ainda possui recall político relevante, principalmente pela forte ligação com o bolsonarismo.
No entanto, Castro alerta que Menezes enfrenta obstáculos importantes no campo político, como a falta de apoio partidário estruturado, a dificuldade de articulação com figuras-chave da direita amazonense e a necessidade de reconstruir sua imagem dentro do grupo político conservador local.
Outro dado relevante apontado na análise é o índice de desconhecimento: 39% dos eleitores dizem não conhecer ou conhecer pouco Coronel Menezes, o que pode representar margem de crescimento, desde que ele consiga maior visibilidade e posicionamento estratégico.
“Mas o principal desafio não é voto, e sim se reposicionar dentro de um grupo político e se reconstruir politicamente”, concluiu Igor Castro.
*Com informações foconofato