A condição de negativa, infelizmente, já é a realidade de milhares de brasileiros. Há quem diga que estar com o nome sujo é resultado de uma má organização financeira, e isso não está totalmente errado. É um fato que um gerenciamento ruim dos custos pode ocasionar o acúmulo de dívidas e consequentemente deixar o CPF irregular.
No entanto, é preciso considerar que a inadimplência no Brasil não é algo exclusivo de “alguns”, mas sim de uma boa parcela da população. Sendo assim, o atual cenário do país deve-se a diversos fatores, incluindo a situação econômica do país e os constantes avanços da inflação.
Para uma melhor contextualização do tema, estar negativado ou com o “nome sujo”, basicamente, quer dizer que o nome do indivíduo foi inscrito no banco de dados de algum órgão de proteção ao crédito (Serasa, SPC, etc). Na grande maioria das vezes, pessoas se encontram nessa posição desfavorável, devido a dívidas que ela deixou de pagar.
Vale ressaltar que a negativa não ocorre de maneira imediata, visto que antes de negativar um CPF, é comum que as empresas credoras enviem comunicados ao consumidor de que a dívida precisa ser paga. Em geral, o período para que um nome fique “sujo”, varia entre 10 a 20 dias em inadimplência, a depender do estado.
Quais são as consequências de estar negativado?
Além do estresse natural que pode ser experienciado por quem está devendo e tentando organizar as contas, um CPF negativado pode trazer os seguintes transtornos para o cidadão:
- Impedimentos na liberação de financiamentos e créditos bancários;
- Dificuldades na contratação de empréstimos;
- Redução do score de crédito;
- Inviabilizar contratações de compras em loja que operam com crediário;
- Impossibilidade de emitir talões de cheque;
- Impossibilidade de firmar um contrato de aluguel;
- Possibilidade de rompimento de negócios que estavam em andamento.
Como sei que meu nome está sujo?
Para saber se você está em condição de negativado ou não, é preciso consultar a situação do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física). Atualmente, o procedimento pode ser feito de maneira gratuita através de diferentes plataformas disponíveis na internet .
Dentre as opções de consulta do CPF, as mais famosas são referentes aos sistemas do Serasa e Boa Vista SCPC. Veja como é feito o procedimento em ambos os casos.
Consulta através da Serasa
- Acesse o site da Serasa, ou baixe o app de mesmo nome;
- Crie sua conta ou faça o login utilizando CPF e senha;
- Vá na opção “Meu CPF”;
- Em seguida, clique em “Dívidas negativadas”;
- Feito isso, na tela ficará disponível uma lista com todas as negativações que constam no respectivo CPF.
Consulta através do Boa Vista SCPC
- Acesse o site do órgão , o baixe o app do SPC;
- Cadastrar-se (em caso de primeiro acesso) ou simplesmente informe o seu login;
- Vá na secção de na seção de “Dívidas”;
- Para verificar as dívidas que negativaram seu nome, agora, basta clicar na opção “Seus débitos (já exibidos no mercado)”
Importante! Caso mediante as consultas, você não reconheça alguma das dívidas ou já tenha pago alguma delas, você pode ter sido negativado indevidamente. Esteja atento e se informe mais sobre este cenário, clicando aqui.