Conforme os prognósticos, o Flamengo está nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2025. Recheada de reservas e até com crias da base, a equipe do técnico Filipe Luís goleou o Botafogo-PB por 4 a 2, no Maracanã, nesta quarta-feira (21), avançando de fase.
Na ida, já havia batido os nordestinos por 1 a 0, em São Luís, no Maranhão. Danilo, Pedro, Varela e Cebolinha balançaram a rede a favor dos donos da casa, enquanto Henrique Dourado e Rodrigo Alves diminuíram.
O Rubro-Negro começou o primeiro tempo com a postura que se esperava, mesmo com time alternativo em campo. Impondo ritmo frenético, os cariocas rapidamente abriram o placar, aos 3, com Danilo aproveitando sobre em escanteio batido por Cebolinha. Depois, aos 6, quase que em modo de treino, foi a vez de Pedro ampliar após bela troca de passes dos mandantes.
A superioridade do Flamengo, evidente desde quando a bola rolou, não deixou o Botafogo-PB esboçar a mínima reação. Ao menos, até a reta final da etapa. Tanto é que o entrosamento de laterais funcionou quando Varela recebeu ótimo cruzamento de Ayrton Lucas, dominou na área e bateu no canto direito do goleiro, fazendo 3 a 0, sem dificuldades.
Mas, o que parecia ser uma goleada a caminho sofreu imprevisto no caminho. O time nordestino melhorou a partir dos 30 e, aos 35, conseguiu diminuir o prejuízo, com direito à ‘Lei do Ex’. Henrique Dourado saiu cara a cara com Matheus Cunha depois de passe de Gabriel Honório, passou pelo arqueiro rival e tocou ao fundo das redes. O próprio Gabriel, aliás, teve boa chance de fazer o segundo dos visitantes em seguida, porém, errou o chute.
Segundo tempo lá e cá
Na volta do intervalo, o Botafogo-PB retornou com duas substituições para oxigenar o time e, talvez, buscar o empate. Só que a eventual reação dos visitantes não passou de ensaio. Afinal, aos 2, Evertton Araújo achou Varela, que ajeitou e cruzou na área, encontrando a cabeça de Cebolinha, livre de marcação. O atacante testou firme, anotando o quarto gol rubro-negro.
Apesar da goleada parcial, os paraibanos seguiram à procura de atrapalhar a vida carioca no Maracanã. Ao todo, três oportunidades consecutivas de descontar o placar: uma para fora, outra nas mãos de Matheus Cunha e a terceira – e mais perigosa – carimbando a trave, em conclusão de Thallyson.
E, como diz o ditado, “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Após muita insistência e pressão, o Botafogo-PB, enfim, balançou a rede novamente, desta vez, com Rodrigo Alves, aos 23. Ex-Alvinegro do Rio, Camilo cobrou escanteio, João Victor tirou mal e o camisa 11 emendou de direito, de longe e rasteiro, no cantinho esquerdo.
A partir daí, a contagem não se alterou mais, embora o jogo tenha continuado bastante movimentado. Pedro, por exemplo, que deixou o dele no começo da partida, teve chance clara cara a cara com Michael Fracaro, mas, ao deslocar o goleiro, viu a bola desviar na defesa antes de sair pela linha de fundo. No mais, o Flamengo administrou o resultado até o apito final, confirmando a classificação às oitavas de final da Copa do Brasil.