A folia vai tomar conta do centro histórico de Manaus neste sábado de carnaval. O “Bloco da Cobra Grande 2025”, contemplado pelo edital Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), acontece neste dia 1º/3, a partir das 17h, na praça Dom Pedro 2º, localizada na avenida 7 de Setembro, no Centro, com entrada gratuita para o público.
A edição deste ano do “Bloco da Cobra Grande” traz como tema “Um Carnaval TransAmazônico”, promovendo um encontro entre a música do Amazonas e da Paraíba. A programação conta com shows da banda Casa de Caba, Antônio Bahia e Ravi Music On, artistas da cena musical manauara. Da Paraíba, Escurinho e Elon se apresentam pela primeira vez em Manaus. A festa terá como apresentadoras, a ativista Maria do Rio Negro Kaxinawá e a multiartista Ísis de Manaus.
O diretor-presidente do Concultura, Tony Medeiros, destacou o papel fundamental da prefeitura no fortalecimento do carnaval da cidade.
“O carnaval de Manaus é uma expressão marcante da nossa cultura, e a prefeitura tem trabalhado para garantir que essa festa continue crescendo. Este ano, mais de 200 bandas e blocos recebem o suporte da gestão municipal, por meio de fomento, emendas e, neste caso, pela Pnab Manaus. O ‘Bloco da Cobra Grande’ já mostrou seu sucesso no esquenta e, sem dúvida, no sábado será mais um grande evento, levando muita alegria para o nosso centro histórico”, disse o presidente.
Para a produtora Patrícia Borges, o evento traz a proposta de associar o termo transamazônico à energia do carnaval e a um intercâmbio entre a cena da música independente de Manaus e de João Pessoa.
“Para nós, o carnaval é um intercâmbio cultural. A Paraíba é um estado que me acolhe para estudar e me inspirou a pensar numa edição que fomenta a música preta do Norte e do Nordeste. Escurinho é uma entidade, um mestre da musicalidade brasileira. Elon é um dos maiores nomes da música contemporânea paraibana, está com o show ‘Extraviado’ em circulação por diversas capitais do país. É uma alegria muito grande ter esse projeto contemplado com recursos públicos e poder receber aqui em Manaus esses artistas com os quais tive conexões ancestrais”, explica a produtora.
Além dos shows, o evento contará com espaço gastronômico, incentivando empreendedores da economia criativa e mobilizando uma equipe de músicos e produtores independentes. Os shows terão tradução simultânea em libras e uma ação experimental de audiodescrição.
Bloco da Cobra Grande
O “Bloco da Cobra Grande” foi a novidade do Carnaval de 2020 em Manaus, com a proposta de fomentar as produções de música independente e autoral da cidade no período do carnaval. O formato inicial era de um evento privado, em clube fechado, para garantir segurança e conforto aos brincantes. Com a renda adquirida pela venda dos ingressos e apoio de empresas parceiras, os organizadores buscaram remunerar uma rede de trabalhadores da cultura e empreendedores da economia criativa.
O projeto “Bloco da Cobra Grande 2025 – Um Carnaval TransAmazônico” foi um dos selecionados pelo Edital Macro de Chamamento Público n° 002/2024 – Festivais, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de fomento à cultura, da Prefeitura de Manaus, realizado pelo Concultura, com o apoio do Ministério da Cultura e do governo federal.
Programação
17h – Ravi Music On
17h30 – Casa de Caba
19h – Elon
20h30 – Escurinho
22h30 – Antônio Bahia