Menu

Com cidade iluminada com LED, começa hoje 22ª Feira da Laranja em Rio Preto da Eva

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
O município estima receber 100 mil pessoas entre esta sexta-feira (19/08) e domingo (21/08)

Com iluminação pública totalmente de LED, em Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), começa nesta sexta-feira (19/08) e segue até domingo (21/08) a 22ª Feira da Laranja. A expectativa é que o município receba mais de 100 mil pessoas durante os três dias de evento e mais de R$ 25 milhões sejam injetados na economia local.  

O Ilumina+ Amazonas, programa de modernização da iluminação pública no interior, concluiu a substituição dos 1,6 mil pontos de luz a vapor de mercúrio, vapor metálico e vapor de sódio na cidade, por luminárias modernas de LED. 

O programa é realizado pelo Governo do Amazonas, através da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE). “O serviço, em Rio Preto da Eva, foi realizado nas últimas semanas em tempo recorde, para proporcionar mais conforto e segurança aos milhares de moradores, trabalhadores e visitantes que estarão no município durante a Feira da Laranja, evento tradicional da cidade”, ressaltou a coordenadora executiva em exercício da UGPE, Daniella Jaime.  

Durante abertura do evento, nesta sexta, o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, agradeceu ao Governador Wilson Lima pelo trabalho executado no município. “Hoje estamos com a cidade toda iluminada, 100%. Isso mostra o compromisso de um governo que não faz politicagem, ele olha cidade com carinho, uma cidade como Rio Preto que é turística, é uma cidade agrícola, que recebe todo final de semana milhares de pessoas que vêm pernoitar”, afirmou o Prefeito.  

FOTO: Caio de Biasi

O cantor João Gomes será a principal atração no Centro de Eventos, no domingo (21/08). A programação inclui, ainda, apresentações de Solange Almeida, nesta sexta-feira (19/08) e Dorgival Dantas, no sábado (20/08). 

A cidade é a maior produtora de laranja do Amazonas, com uma produção de mais de 250 milhões de frutas por ano. A festa ocorre em dois locais: no Centro de Eventos, no Centro da Cidade, e no Balneário Municipal. Ambos contam com mais luminosidade durante à noite por conta da modernização. 

Após a chegada do Ilumina+ Amazonas, os moradores elogiaram o novo visual da cidade e os comerciantes têm boas expectativas para as vendas, já que agora o comércio pode funcionar com horário estendido devido à maior luminosidade.  

A atendente de loja Emily Silva, de 24 anos, declarou que está satisfeita com as melhorias na iluminação pública de Rio Preto da Eva. “A frente da nossa loja era bastante escura e teve uma melhoria da iluminação. Eu acho que em todos os cantos aqui do município, na verdade. Por falta de iluminação, as ruas também ficaram perigosas e agora teve melhoria para a população de Rio Preto da Eva”, afirmou Emily.   

A comerciante Giuliane Alcântara, de 28 anos, também aprovou a nova iluminação. Ela é moradora do bairro Carlos Braga e atua como supervisora de uma loja no Centro da cidade, localidades que também foram contempladas com a nova tecnologia.  

Além da população aprovar as ruas mais iluminadas, ela conta que os trabalhadores do comércio também foram beneficiados. 

“Trabalho em lojas e dependo da iluminação tanto de dia quanto à noite. A cidade tem ficado bem melhor, principalmente aqui na nossa área de trabalho. A rua onde eu moro era muito escura, por sinal, e melhorou muito com a nova iluminação. A rua é tipo um beco e o beco foi iluminado e eu sou muito grata por isso”, declarou Giuliane. 

FOTO: Caio de Biasi

Segundo o eletrotécnico responsável pelos trabalhos em Rio Preto, Alenilson Guimarães, da empresa Avanço, a execução do serviço no município contou com a aprovação da população. “Tem pessoas aqui que nunca tiveram iluminação pública na sua rua, que nunca viram uma luminária instalada no poste na frente da sua casa. Hoje é diferente. Onde eu passo é agradecimento”, declarou Alenilson. 

Balanço 

O Ilumina+ Amazonas já substituiu 26,8 mil pontos luminosos em treze municípios e oito comunidades rurais do interior do Estado. O Ilumina+ chegará, nos próximos dias, ao Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré, e às comunidades Novo Remanso e Vila do Engenho, em Itacoatiara. Também serão contemplados os municípios de Eirunepé, Carauari, Benjamin Constant, Tabatinga, Boca do Acre e São Gabriel da Cachoeira. 

Os trabalhos seguem em pleno avanço em Humaitá e Presidente Figueiredo. Até o final deste ano, 27 cidades do interior serão beneficiadas com o programa de modernização da iluminação pública.