O Flamengo faz sua estreia, nesta terça-feira (5/4), na Libertadores da América depois de ficar com o vice-campeonato do Carioca no último sábado (2/4). O Rubro-Negro, que enfrenta o Sporting Cristal em jogo válido pela 1ª rodada do Grupo H, precisa lidar com o tumulto dos bastidores na busca de uma estreia vitoriosa.
O clube carioca alcançou cinco vice-campeonatos nos últimos cinco meses e ganhou destaque na mídia ao apresentar polêmicas fora dos holofotes. As conversas dos vestiários questionam, entre alguns aspectos, o trabalho do técnico Paulo Sousa, principalmente pela reformulação que implementou na equipe, na tentativa de romper com a “cultura de 2019”.
O processo de reformulação do português também trouxe alterações nas lideranças da equipe, quebrando uma hierarquia entre os atletas que ditou quem usou a braçadeira de capitão nos últimos anos. A tentativa de encontrar um nome que favoreça os subgrupos criados dentro do próprio elenco busca reacender a sintonia do time.
Em contrapartida, a lista de relacionados para o jogo desta terça parece não ajudar e apresenta um desfalque importante: Giorgian de Arrascaeta não embarcou para Lima por ter voltado da seleção uruguaia com dores no tornozelo esquerdo, intensificadas após o jogo contra o Fluminense. Isla também retornou da seleção chilena com dores no quadríceps e uma lesão foi constatada através de exames. Os dois jogadores já iniciaram tratamento. Além deles, Pablo e Rodrigo Caio seguem de fora.
Apesar dos desfalques, o novo reforço do Flamengo, o goleiro Santos, aparece entre os nomes que podem ser escalados para esta primeira partida. Anunciado oficialmente no domingo e com a expectativa de ser o titular do clube carioca, deixando Hugo e Diego Alves no banco, o jogador conseguiu ser inscrito na competição na data limite e fica à disposição do técnico português.
Outras estreias
Além do Rubro-Negro, mais cinco clubes brasileiros fazem suas estreias nas competições continentais.
Pela Libertadores, todos os times atuam na 1ª rodada como visitantes. O Corinthians viaja para a Bolívia e enfrenta o Always Ready, em confronto pelo Grupo E, enquanto o Athletico-PR desembarca na Venezuela para encarar o Caracas pelo Grupo B.
Na Sul-Americana, apenas o Santos jogará como visitante. Em duelo pelo Grupo C, o Peixe enfrenta o Banfield na 1ª rodada. Já o Ceará e o Athletico-GO fazem suas partidas em casa: o time cearense recebe o Independiente pelo Grupo G, enquanto a equipe do Goiás encara o LDU Quito pelo Grupo F.