O prefeito Dedei Lobo finalizou sua agenda em Brasília participando de uma reunião de muita importância para Humaitá e todo estado do Amazonas, pois o orçamento dos municípios no ano que vem começa a ser definido agora, toda bancada de parlamentares amazonenses com prefeitos fizeram a definição de emendas estratégicas que ajudem a população do interior.
Dedei relatou a nossa redação a importância de sua presença em um momento decisivo para Humaitá, pois o mesmo colocou em pauta ações que vai beneficiar todo município.
“Com a diminuição dos repasses do Fundo Nacional dos Municípios (FPM), é importante a gente trabalhar não só nas emendas mas também na agilidade para dar efetividade para esses recursos cheguem a Humaitá ano que vem”,
ressaltou Dedei.
O líder da Bancada Federal do Amazonas, Senador Omar Aziz (PSD-AM), destacou que a bancada vai trabalhar para agilizar a liberação das emendas, considerando a restrição de tempo para licitações de obras em municípios, devido ao período eleitoral.
“As emendas impositivas, as emendas de bancada e as emendas que nós vamos fazer no orçamento vamos procurar dar muita agilidade para a liberação desses recursos. Ano que vem é um ano atípico e os municípios só podem licitar até junho. Para você regularizar a licitação de uma obra demora um tempo expressivo, muitas vezes mais de um ano. Vamos trabalhar bastante agora com os relatores setoriais, tanto da saúde como da infraestrutura”,
explicou Omar Aziz.
O senador também mostrou preocupação com a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), outro ponto discutido pela Bancada, já que o fundo sempre tem como foco investimentos no custeio da educação e da saúde. O líder da Bancada Federal destacou que cada parlamentar terá em torno de R$ 29 milhões em emendas impositivas para distribuir entre os 61 municípios do estado.