Muitos brasileiros ainda não sabem, mas a CNH Social é a oportunidade perfeita para várias pessoas que desejam tirar a carteira de motorista, mas não possuem condições de arcar com todo o valor do processo. A boa notícia é que os beneficiários do Bolsa Família podem pedir o documento sem custo.
Nem todo estado do Brasil oferece a CNH gratuita, por isso, é importante conferir antes. Mas, caso ofereça, não se esqueça de acompanhar o calendário estadual para ficar de olho nas aberturas das vagas do programa, já que cada lugar possui suas próprias datas.
Beneficiários do Bolsa Família podem tirar CNH sem custo
O programa voltado para pessoas de baixa renda permite que quem é beneficiário do Bolsa Família obtenha a habilitação sem pagar nada. Para isso, basta que o indivíduo tenha seus dados cadastrados e atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).
É de conhecimento geral que o processo para tirar a CNH custa caro, chegando a mais de R$ 3 mil em alguns lugares. Por isso o programa foi criado para auxiliar essas famílias que precisam do documento, mas não possuem dinheiro o suficiente para esse fim.
Atualmente, os estados brasileiros que oferecem o programa são: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal, Amazonas, Acre, Roraima, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
Jovens do Brasil inteiro ainda dirigem sem ter a habilitação por conta das dificuldades financeiras enfrentadas para iniciarem o processo. Pessoas que buscam por uma oportunidade de emprego também se sentem prejudicadas.
Carteira Nacional de Habilitação
Para obter a CNH, o indivíduo maior de 18 anos precisa passar por uma série de aulas, tanto teóricas quanto práticas. Também é necessário realizar exame médico e psicotécnico, além de um teste teórico e prático para comprovar seus conhecimentos.
Depois de habilitado, qualquer infração cometida acarreta pontos na carteira. O sistema de pontos funciona da seguinte forma: quanto mais grave, mais pontos se perde. As violações são divididas entre leves, médias, graves e gravíssimas, e cada uma gera 3, 4, 5 ou 7 pontos.