Nesta sexta-feira, 16, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou que a China suspendeu a compra de carne de frango do Brasil, em razão da detecção de gripe aviária em granja do país.
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou, nesta quinta-feira, 15, que detectou o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), em uma granja de aves comerciais. Diante do primeiro foco dessa natureza em sistema comercial do Brasil, a China decidiu por suspender as compras. A pasta divulgou nota oficial nesta sexta-feira, 16.
“É importante dizer que já vinhamos em tratativas com o órgão oficial sanitário chinês”, disse Fávaro, à CNN Brasil. “Infelizmente, a China restringe todo o país. Mas estamos em um estado sanitário de emergência de 60 dias, com foco em um período de 28 dias. A gente conseguindo eliminar todo o foco e rastrear todos os animais oriundos do foco, conseguimos estabelecer um fluxo normal, inclusive com a China, antes dos 60 dias.”
O caso foi identificado no município de Montenegro, no Estado do Rio Grande do Sul. Esse é o primeiro registro da doença em um plantel da avicultura comercial brasileira.
Desde 2006, o vírus circula em regiões como Ásia, África e norte da Europa. No Brasil, até então, o patógeno não havia atingido o sistema de produção comercial. A confirmação acende um alerta, mas não altera a segurança dos alimentos de origem avícola.
A decisão da China e a transmissão da doença
Segundo o Mapa, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem ovos. Produtos que passam por inspeção seguem seguros para a população. Não há necessidade de restrição ao consumo, garante o ministério.
Casos de infecção em humanos continuam raros e, em geral, ocorrem entre pessoas que mantêm contato direto com aves doentes, como tratadores e profissionais da área.
Diante da confirmação, o governo colocou em prática o Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária. As ações buscam eliminar o foco da doença e preservar a capacidade produtiva da avicultura. Com isso, o país mantém o abastecimento interno e protege a segurança alimentar da população.
Apesar disso, a China decidiu suspender, a partir desta sexta-feira, a compra de frango de todo o território brasileiro. O país asiático é o principal importador desse produto do Brasil.