Após ter encaminhado a vinda do jovem Andrey Santos, de apenas 18 anos, o Palmeiras optou por desistir da contratação por empréstimo do volante, comprado pelo Chelsea. A diretoria do time inglês acabou mudando os moldes da operação de última hora, cenário que fez o Verdão recuar e sair da negociação. O atleta não recebeu o visto de trabalho britânico e deve reforçar alguma equipe do Brasil na temporada.
De acordo com o site ‘ge’, os paulistas, inicialmente, ainda teriam a decisão de liberar o meia ou não para o Mundial da categoria Sub-20, agendado para acontecer entre maio e junho, além de uma cláusula contratual a ser paga, caso os Blues requisitassem o retorno do jogador em agosto. No entanto, os europeus, sem dar justificativas aos brasileiros, disse que só poderia emprestá-lo até julho e que precisaria liberá-lo de olho na disputa do Copa do Mundo da base.
O caminho agora fica mais aberto para o Vasco, clube formador, contar com Andrey em 2023, ano em que o Cruzmaltino voltou à Primeira Divisão. Enquanto isso, o Palmeiras segue em busca de um substituto para Danilo, adquirido pelo Nottingham Forest, da Inglaterra, a mesma equipe também de Gustavo Scarpa.