Entre os desenhos animados que mais marcaram época no Brasil, certamente, está Caverna do Dragão (Dungeons & Dragons). A animação estreou em 1983 e encerrou em 1985, com um total de 27 episódios, divididos em três temporadas. A atração, que foi ao ar no Brasil por meio da Rede Globo, foi criada por Kevin Paul Coates e produzida pela Marvel Productions em associação com a TSR, Inc., que é a empresa por trás do famoso jogo de tabuleiro de Dungeons & Dragons.
Em Caverna do Dragão, um grupo de seis jovens aventureiros faz um passeio de montanha-russa e, de repente, é transportado para um mundo mágico e perigoso. Nesse local misterioso, cada um dos personagens recebe uma classe de personagem do jogo de RPG Dungeons & Dragons, com habilidades diferentes. Agora, eles devem trabalhar juntos para encontrar uma maneira de voltar para casa, enfrentando criaturas mágicas, magos malignos e um dragão chamado Vingador no processo.
Apesar do sucesso em terras brasileiras e também no exterior, Caverna do Dragão terminou de forma abrupta, sem um desfecho claro. O que, obviamente, deixou muitos fãs tristes e com a mesma pergunta em mente: qual é o verdadeiro final de Caverna do Dragão? É isso o que vamos te contar agora!
Descubra como termina Caverna do Dragão de uma vez por todas!Fonte: CBS
Caverna do Dragão: final verdadeiro do desenho
Pois bem, a 3ª e última temporada de Caverna do Dragão se encerra com o episódio 7, chamado “The Winds of Darkness” (“Os Ventos das Escuridão, em tradução livre). Porém, havia mais um episódio roteirizado que deveria ir ao ar para encerrar de vez a animação e que não foi. Estamos falando do capítulo chamado “Requiem” (“Descanso ou “Repouso”), que seria o oitavo do terceiro ano de Caverna do Dragão.
Em 2010, Michael Reaves, um dos principais roteiristas de Caverna do Dragão, divulgou em seu site oficial (que já não está mais no ar) o roteiro de “Requiem”, que trouxe aos fãs, finalmente, as respostas que todos eles aguardavam por anos. E não, diferente do que muitas teorias pregavam, os personagens da série animada não estavam mortos desde o início, presos em uma espécie de purgatório. Leia o roteiro na íntegra aqui.
Na verdade, o roteiro de “Requiem” revela que os personagens partem uma aventura final complexa e que, no meio do caminho começam a ser tentados e enganados pelo Vingador, que, anteriormente, fez uma aposta com o Mestre dos Magos. Nela, o vilão tentaria desvirtuar os protagonistas e o Mestre dos Magos deveria se recusar a ajudá-los. Caso os heróis resistissem e permanecessem fiéis ao Mestre, o próprio Vingador os levaria de volta para casa.
Após pedirem ajuda para o Mestre dos Magos, que os ignora, os personagens começam a duvidar dele, o que acaba rachando o grupo. Ainda mais depois do Vingador dizer que o verdadeiro vilão que os impede de voltar para casa é o mago de cabelos brancos. Porém, o Mestre segue firme na crença de que os heróis não sucumbirão e serão leais aos seus ensinamentos. É exatamente o que acontece.
No final, eles escolhem acreditar no Mestre dos Magos e há uma grande batalha, com vários segredos revelados. Primeiro, descobrimos que o Vingador é filho do Mestre dos Magos e se perdeu na vida por seguir outro mestre maligno. Depois, entendemos que a grande missão dos personagens era ajudar o Vingador a se redimir e voltar ao caminho certo.
Feito isso, os momentos finais de Caverna de Dragão trazem uma certa ambiguidade, uma vez que, os heróis foram presenteados com uma última escolha: voltar para casa ou permanecer no mundo mágico.
Final alternativo
Para a surpresa de muitos espectadores, em 2020, os fãs Ryan Nead e Marshall Hubbard decidiram criar uma versão animada do final oficial de Caverna do Dragão, entregando ao público o que sempre se imaginou. Porém, no desfecho da dupla, há uma diferença: os heróis escolhem, de fato, voltar para casa. Apenas Presto, o mago, decide ficar no reino mágico, se tornando aprendiz do Vingador.
Assista: