Estudantes e professores de Manicoré, trouxeram à tona relatos alarmantes de violência sexual e física ocorridas em escolas públicas da região. As denúncias foram feitas no contexto do projeto “Ministério Público nas Escolas”, iniciativa que busca promover a conscientização sobre os direitos das crianças e adolescentes. Durante as palestras realizadas entre 17 de novembro e 9 de outubro, mais de 2 mil estudantes participaram das atividades.
A Promotoria de Justiça no município, encaminhou através de ofícios os relatos recebidos durante as palestras para a delegacia de polícia de Manicoré, com intuito de abertura de investigações policiais. Os documentos foram assinados pelo promotor de Justiça Venâncio Antônio Castilhos de Freitas.
Os casos registrados em Manicoré somam uma preocupante realidade nacional. Em 2023, o Disque 100, canal destinado a denúncias de transparência de direitos humanos, contabilizou mais de 60,7 mil registros de violência sexual contra crianças e adolescentes. O número impressionante: são 166 visíveis por dia, o que equivale a sete por hora, ou uma a cada oito minutos.
Confira documentos