Um carro oficial da embaixada brasileira em Sófia, capital da Bulgária, foi detido por autoridades aduaneiras com 55 kg de cocaína. A apreensão ocorreu na manhã desta quarta-feira, 25, enquanto o veículo atravessava a fronteira do país com a Turquia. Duas pessoas foram presas.
Segundo o jornal 24 Chasa, um veículo com placa diplomática chegou a Kapakule, ponto de fiscalização da fronteira turca, quando os funcionários da alfândega suspeitaram do veículo e iniciaram a fiscalização.
Durante a inspeção, os agentes encontraram 52 pacotes de cocaína escondidos em diversos locais do carro. As autoridades prenderam, por tráfico de drogas, o motorista e uma outra pessoa que estavam no veículo. Os policiais encaminharam os criminosos para a cidade turca de Edirne.
O que diz a embaixada
Em nota, a Embaixada do Brasil em Sófia comunicou que o veículo teria sido furtado por um búlgaro que trabalhava para a diplomacia brasileira.
“A embaixada informa que comunicou às autoridades búlgaras apropriadas a falta de um de seus veículos oficiais, retirado das dependências da embaixada sem autorização”, diz a nota.
O Itamaraty também se pronunciou sobre o ocorrido e disse que o carro foi furtado na embaixada “por um dos seus funcionários contratados locais, sem a participação de qualquer integrante do Serviço Exterior Brasileira”.
“O contratado local, de nacionalidade búlgara, foi demitido por justa causa”, acrescentou o Itamaraty.
Outros países estão envolvidos no caso
Segundo o diretor do Departamento de Combate ao Tráfico de Drogas da Agência Aduaneira, Stefan Bakalov, ao 24 Chasa, vários países estão envolvidos no caso.
Ainda segundo o diretor, não há como revelar mais detalhes no momento, para não atrapalhar a investigação. Ele ressaltou que não é comum encontrar drogas em um veículo oficial de uma embaixada.
As equipes aduaneiras do país apreenderam nos últimos meses quase cinco toneladas de diferentes tipos de drogas.