Menu

Carro de embaixada brasileira é apreendido com cocaína na Turquia

Compartilhe

O Itamaraty informou que o veículo foi furtado

Um carro oficial da embaixada brasileira em Sófia, capital da Bulgária, foi detido por autoridades aduaneiras com 55 kg de cocaína. A apreensão ocorreu na manhã desta quarta-feira, 25, enquanto o veículo atravessava a fronteira do país com a Turquia. Duas pessoas foram presas.

Segundo o jornal 24 Chasa, um veículo com placa diplomática chegou a Kapakule, ponto de fiscalização da fronteira turca, quando os funcionários da alfândega suspeitaram do veículo e iniciaram a fiscalização. 

Durante a inspeção, os agentes encontraram 52 pacotes de cocaína escondidos em diversos locais do carro. As autoridades prenderam, por tráfico de drogas, o motorista e uma outra pessoa que estavam no veículo. Os policiais encaminharam os criminosos para a cidade turca de Edirne. 

O que diz a embaixada

Em nota, a Embaixada do Brasil em Sófia comunicou que o veículo teria sido furtado por um búlgaro que trabalhava para a diplomacia brasileira.

“A embaixada informa que comunicou às autoridades búlgaras apropriadas a falta de um de seus veículos oficiais, retirado das dependências da embaixada sem autorização”, diz a nota. 

O Itamaraty também se pronunciou sobre o ocorrido e disse que o carro foi furtado na embaixada “por um dos seus funcionários contratados locais, sem a participação de qualquer integrante do Serviço Exterior Brasileira”. 

“O contratado local, de nacionalidade búlgara, foi demitido por justa causa”, acrescentou o Itamaraty. 

Outros países estão envolvidos no caso

Kapıkule Border Crossing Turquia
O veículo foi apreendido em um posto da alfândega da Turquia | Foto: CeeGee/Wikipedia

Segundo o diretor do Departamento de Combate ao Tráfico de Drogas da Agência Aduaneira, Stefan Bakalov, ao 24 Chasa, vários países estão envolvidos no caso.

Ainda segundo o diretor, não há como revelar mais detalhes no momento, para não atrapalhar a investigação. Ele ressaltou que não é comum encontrar drogas em um veículo oficial de uma embaixada. 

As equipes aduaneiras do país apreenderam nos últimos meses quase cinco toneladas de diferentes tipos de drogas. 

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress