A partir desta quinta-feira (27/02), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, irá intensificar as operações Lei Seca em todas as zonas de Manaus, com o objetivo de reduzir os números de acidentes de trânsito com vítimas lesionadas e fatais por alcoolemia, neste período carnavalesco. Ao todo, 90 agentes de trânsito irão atuar até a chamada Quarta-Feira de Cinzas (05/03).
Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, esse trabalho começou há duas semanas, já no período de pré-Carnaval, e o resultado foi bastante positivo, pois reduziu significativamente o número de internações nos hospitais da cidade, em decorrência de acidentes de trânsito causados pela combinação perigosa entre álcool e direção.
“No início de fevereiro, o Detran Amazonas intensificou as operações Lei Seca em decorrência dos eventos de pré-Carnaval. E, a partir desta quinta-feira, vamos aumentar ainda mais as ações para reduzir os números de acidentes causados por álcool e direção. Portanto, pedimos que se for beber, não dirija, use o cinto de segurança, use o capacete de segurança, atravesse na faixa de pedestres e não utilize o celular ao conduzir qualquer tipo de veículo”,
Além do efetivo, as ações de Fiscalização irão contar, ainda, com dez viaturas quatro rodas, seis viaturas duas rodas, cinco plataformas, três micro-ônibus, um cavalo mecânico e um ‘transformer’. O Detran-AM também estará no entorno do Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho, o Sambódromo, localizado no bairro Flores, zona centro-oeste da capital, entre esta quinta-feira e o sábado (01/03), quando ocorrerá o Desfile das Escolas de Samba.
Conforme o coordenador geral da Fiscalização do Detran Amazonas, Arthur Cruz, os agentes de trânsito irão dar suporte para apoiar controle de tráfego de veículos com viaturas, plataforma, cavalo mecânico e transformer.
“Os veículos operacionais estarão à disposição da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) para remover qualquer veículo ou, até mesmo, qualquer alegoria que apresentar defeito, com objetivo de não prejudicar o tempo das escolas de samba”, detalha Cruz.
FOTOS: Divulgação/Detran-AM