O benefício do Vale-gás nacional surgiu com o intuito de dar condições para as famílias em situação de vulnerabilidade conseguirem comprar um botijão de gás de cozinha. Com isso, o Governo Federal fornece uma quantia mínima equivalente a 50% do preço médio brasileiro do botijão de 13 kg (GLP).
Calendário disponibilizado
Os depósitos são feitos conforme as parcelas do Auxílio Brasil, programa social criado para substituir o Bolsa Família, nos meses pares do ano. Ademais, são liberados de acordo com o final do número da inscrição social (NIS). Assim, veja abaixo o calendário de abril:
- Final do NIS 1: 14 de abril;
- Final do NIS 2: 18 de abril;
- Final do NIS 3: 19 de abril;
- Final do NIS 4: 20 de abril;
- Final do NIS 5: 22 de abril;
- Final do NIS 6: 25 de abril;
- Final do NIS 7: 26 de abril;
- Final do NIS 8: 27 de abril;
- Final do NIS 9: 28 de abril;
- Final do NIS 0: 29 de abril.
Quem pode ser beneficiário do Vale-gás nacional?
Está em dúvida de quem pode participar do programa de auxílio para compra do gás? Veja abaixo quem são os cidadãos aptos para receber:
- Todas aquelas famílias inscritas no CadÚnico, que tenham uma renda per capita mensal menor ou igual a meio salário mínimo;
- Todas aquelas famílias que participaram de outros programas governamentais;
- Todas aquelas famílias que tenham algum integrante que more na mesma residência, que é beneficiário de prestação continuada da assistência social, inscrito ou não no CadÚnico.
Além disso, tem prioridade todas aquelas famílias com mulheres que foram vítimas de violência doméstica e que estão sob o regime de medidas protetivas.
O depósito é feito na poupança digital do Caixa Tem
Por fim, o deposito da quantia é feito na poupança digital da Caixa Tem. Além disso, através do aplicativo o cidadão consegue movimentar os valores nas opções de serviços oferecidos pela Caixa Econômica Federal, a exemplo de pagar contas e boletos.
No entanto, é válido lembrar que os beneficiários que fazem parte do Auxílio Brasil, também têm acesso ao vale-gás por meio do cartão oficial de saque do programa social.
Portanto, caso surjam mais dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com a Central de Atendimento do Ministério da Cidadania, através do número 111 disponibilizado para atendimentos.