O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), criticou o decreto publicado nesta terça-feira (24) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que regula o uso da força policial no país.
“Um decreto que lhes garante mais liberdade de ação e promove o engessamento das forças policiais. É o modelo PT-venezuelano, que parece querer incendiar o país”, afirmou Caiado em uma publicação no X (antigo Twitter).
Na mesma publicação, ele classificou o decreto presidencial como uma “chantagem explícita contra os estados”. “O decreto impõe aos estados que, caso não sigam as diretrizes do governo do PT para a segurança pública, perderão o acesso aos fundos de segurança e penitenciário”, escreveu.
O documento assinado por Lula estabelece diretrizes sobre o uso de arma de fogo e oferece capacitação para profissionais de segurança pública. “Este decreto disciplina o uso da força e dos instrumentos de menor potencial ofensivo, com vistas a promover eficiência, transparência, valorização dos profissionais de segurança pública e respeito aos direitos humanos”, diz um trecho do texto.
O crime organizado celebra hoje o grande presente de Natal recebido do presidente Lula: um decreto que lhes garante mais liberdade de ação e promove o engessamento das forças policiais. É o modelo PT-venezuelano, que parece querer incendiar o país.
O decreto impõe aos estados…
— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) December 24, 2024