O atual senador Omar Aziz (PSD) fez da política um meio de vida. Desde os anos 1990 dentro do aparato estatal, o pré-candidato ao governo do Amazonas declarou ser contra a reeleição e que o dispositivo é o maior erro da democracia brasileira. A fala foi dada durante entrevista ao programa Meio Dia com Jefferson Coronel nesta terça-feira (29).
Ao ser questionado sobre o que acha da reeleição para cargos políticos, o senador surpreendeu ao declarar ser totalmente contrário. Além disso, Omar apoia o fim da reeleição já para o próximo pleito.
“O maior erro que a democracia brasileira cometeu foi ter reeleição. Literalmente contra [reeleição], estou querendo que vote agora, equivale agora para 2026. Eu sendo candidato, eu espero que a gente possa provar que não haja reeleição”, disparou.
Além de fazer críticas ao dispositivo da reeleição, o senador disse ser favorável ao fim do formato eleitoral atual em que o eleitor precisa ir a cada dois anos às urnas para escolher seu representantes.
“Ninguém aguenta eleição de dois anos. Isso é um absurdo. Quando tem eleição, você assume hoje, no dia seguinte, você não está pensando em governar, está pensando na tua reeleição”, ressaltou.
Apesar de só agora criticar dois mandatos seguidos em cargos políticos, Omar Aziz já disputou reeleições como vice na chapa para Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas.
Em 2014, o então governador renunciou seu mandato para disputar o Senado e foi eleito. Concorreu a reeleição em 2022 e conseguiu vencer o pleito. O atual senador já deixou claro que vai disputar o governo do Amazonas em 2026.