O passageiro do transporte coletivo de Manaus agora pode entrar e sair do ônibus fora do ponto, desde que seja depois das 22h. A medida começou a valer na segunda-feira (17).
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) afirmou que a decisão tem como foco a segurança dos usuários do transporte público de Manaus.
A instituição determinou que as empresas que operam as linhas de ônibus da capital permitam o embarque e o desembarque fora do ponto de parada de ônibus, a partir de 22h. Com isso, os coletivos vão parar em locais mais seguros para os passageiros.
A orientação é que os motoristas prefiram o embarque e o desembarque em locais iluminados, onde haja ao menos residência ou comércio nas proximidades.
Aproveitando a oportunidade, o Deputado Cabo Maciel destacou a importância da Lei Estadual nº 5.164/2020 de sua autoria que, partindo da mesma ideia, já garante que as mulheres usuárias do transporte coletivo intermunicipal possam pedir para desembarcar em lugares mais seguros de sua escolha.
A Lei permite as passageiras indiquem um local mais seguro e acessível em todo Amazonas, entre as 19h e as 6h. Com isso tornando a chegada em casa mais segura para essas usuárias.