O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) anunciou, nesta quarta-feira, 15, que tomará medidas na Justiça contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O psolista acusa o colega de “disseminação de fake news” sobre fiscalização do Pix.
“Como todo bolsonarista, é um covarde”, escreveu Boulos, em publicação no Twitter. “Fugiu do debate. Vamos ver se agora vai fugir do oficial de Justiça”.
A ação de Boulos ocorre em resposta a um vídeo divulgado por Nikolas, que critica novas regras de fiscalização do Pix. Na postagem, publicada nesta terça-feira, 14, Nikolas disse que essas regras poderiam levar os brasileiros a evitarem o uso do Pix, cartões de crédito e débito, para escapar da fiscalização da Receita Federal.
Estou entrando HOJE com ação judicial contra Nikolas Ferreira pelas Fake News que espalhou sobre o PIX. Como todo bolsonarista, é um covarde. Fugiu do debate. Vamos ver se agora vai fugir do Oficial de Justiça.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 15, 2025
“O vilão do Brasil é quem ganha R$ 5 mil e não declara para poder sobreviver”, disse Nikolas. “Vocês querem mesmo que o brasileiro engula isso? Todo mundo vai voltar a usar dinheiro vivo.”
Nikolas disse que Pix não será taxado
No vídeo, o parlamentar afirmou que o Pix não será taxado, mas disse desconfiar sobre essa possibilidade no futuro. A intensificação da fiscalização sobre transações eletrônicas é criticada por partidos de oposição, que acusam o governo de impactar negativamente trabalhadores informais.
De acordo com a gestão Luiz Inácio Lula da Silva, o objetivo é supostamente evitar a sonegação de impostos através de meios digitais de pagamento. Com a medida, a Receita Federal tem acesso a registros detalhados de transações feitas via Pix, algo que era mais difícil com dinheiro em espécie.
Descubra mais sobre MenezesVirtualEye
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.