A novela da busca do Botafogo por um novo treinador está próxima do fim. Nesta sexta-feira o clube se aproximou do acerto para a contratação de Artur Jorge, atualmente no Braga, para ser o novo técnico do time principal. A informação foi dada inicialmente pelo ge. A imprensa portuguesa, inclusive, já crava o acerto.
Aos 52 anos, Artur Jorge passou praticamente os últimos 20 no Braga, clube onde atuou quase a carreira inteira como jogador e onde também se formou como treinador. Por lá, passou pelas divisões de base e pelo time B até ser contratado como comandante da equipe principal em 2022, após a saída de Carlos Carvalhal. A expectativa é de que o português faça sua despedida do clube na segunda-feira, em jogo contra o Portimonense.
Esperado no Rio de Janeiro a partir de terça-feira, Artur Jorge pode estar no Nilton Santos para acompanhar a estreia do Botafogo na Libertadores, contra o Junior Barranquilha. Auxiliar que ocupa o cargo de técnico interino, Fábio Matias estará na beira do campo no comando da equipe.
As negociações com Artur Jorge e o Braga foram tocadas diretamente por John Textor, que viajou para Portugal durante a pausa para a data Fifa e se reuniu com o treinador. Por lá, acertaram detalhes do planejamento do Botafogo e também contratuais na segunda. A partir daí, o foco foi em conseguir a liberação do comandante com a diretoria do clube português.
A ideia de John Textor é que, mais que um treinador, Artur Jorge consiga comandar o projeto do novo “Botafogo Way”, integrando o time principal às divisões de base. Além disso, o jovem técnico português tem o estilo de jogo desejado pelo empresário americano, acostumado a montar times ofensivos e que priorizam a posse da bola.